Estudantes da rede estadual exploram Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
22/08/2025 09h54Fonte Governo do PiauÃ
As trilhas, formações rochosas e sítios arqueológicos do Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, ganharam novos exploradores na quarta-feira (20). Quarenta estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Helvídio Nunes, de Teresina, participaram de mais um roteiro do Programa Turismo Escolar, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur).A viagem combinou aprendizado, cultura e contato direto com a natureza. Além de Sete Cidades, os alunos conheceram pontos turísticos de Piracuruca, como igrejas históricas, a antiga estação ferroviária, praças e o centro de artesanato.
Para a estudante Ana Júlia de Sousa Barbosa, a experiência foi marcante. “Aprendemos muito sobre história, fauna, flora e geologia. Foi uma verdadeira aula fora da sala. Me senti reconhecida pelo esforço nos estudos e vou levar esse aprendizado para novas atividades em grupo”, contou.
Imagem: Ceti Helvídio Nunes
Quarenta estudantes do Ceti Helvídio Nunes, de Teresina, participaram de mais um roteiro do Programa Turismo Escolar.

O projeto vai além do passeio. Antes e depois da viagem, os alunos participam de atividades pedagógicas ligadas à história, arte, meio ambiente e identidade cultural. Todo o conteúdo é registrado em vídeo e transformado em material complementar na plataforma do Canal Educação, disponível para toda a rede estadual.
Segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Turismo Escolar amplia horizontes e fortalece vínculos dos jovens com suas raízes. “O ensino em Tempo Integral nos permite criar oportunidades de aprendizado mais interativas e lúdicas. Quando o conteúdo do livro vira experiência, o conhecimento se torna muito mais duradouro”, destacou.
Desde sua criação, o Turismo Escolar já levou mais de 1.500 estudantes a 14 destinos educativos no Piauí, incluindo sítios arqueológicos, trilhas ecológicas, centros históricos e manifestações populares. O objetivo é valorizar o território, estimular o protagonismo juvenil e enriquecer o repertório cultural dos alunos.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao