Estudante premiado no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais ministra aulas de reforço

29/09/2023 15h32


Fonte Governo do Piauí

Conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado. Esse é o exemplo do João Vitor, 19 anos, estudante da 2ª Série do Ensino Médio que tem ministrado aulas de reforço em matemática para os colegas da própria escola e para alunos da rede municipal e estadual que se preparam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será aplicada no próximo dia 7 de outubro.

João Vitor é um aluno olímpico do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Alberto Leal Nunes, em Regeneração do Piauí, com medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Biologia, de Geografia, Canguru de Matemática, entre outras. A medalha mais recente do estudante foi a de prata no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“A sensação de ter sido premiado no Torneio foi indescritível, já que foi um reconhecimento do meu esforço, além de um grande estímulo para seguir evoluindo e subindo mais e mais degraus. Após essa conquista, senti mais confiança e entusiasmo para passar adiante o meu conhecimento. Ministrar essas aulas está sendo um ganho mútuo, já que enquanto eu partilho o conhecimento, adquiro também com eles, aprendo mais e mais, como uma troca”
, comenta o aluno.
Imagem: DivulgaçãoEstudante premiado no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais ministra aulas de reforço para colegas em Regeneração.(Imagem:Divulgação)Estudante premiado no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais ministra aulas de reforço para colegas em Regeneração.

Ele conta que a agenda de aulas em matemática está só aumentando. “Ministrei duas aulas essa semana, sendo uma na minha escola, o CETI Alberto Leal Nunes, e outra em uma escola de ensino fundamental, a Unidade Escolar Gonçalo Nunes. Para semana que vem, já tenho outras quatro aulas marcadas em outras 4 escolas de Ensino Fundamental”, afirma com entusiasmo.

No último mês de agosto, João Vitor esteve com outros jovens estudantes na Jornada Estadual de Matemática, realizada em Teresina. Foram 30 horas de aulas de matemática em um nível mais avançado e com foco em olimpíadas. Essa foi a primeira vez que a Seduc realizou uma preparação intensiva para a OBMEP reunindo estudantes de todo o Estado.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que exemplos como o do João Victor devem inspirar outros estudantes para que sejam multiplicadores do conhecimento e de uma mentalidade vencedora.
Imagem: DivulgaçãoOs alunos se preparam para a segunda fase da OBMEP.(Imagem: Divulgação)Os alunos se preparam para a segunda fase da OBMEP.

“Na Jornada Especial da Matemática, reunimos professores e estudantes talentosos que já possuem um histórico dedicado à matemática para ter um momento de reforço para a segunda fase da OBMEP. A premiação com medalhas e bolsas aos estudantes é uma forma de reconhecimento e de estímulo para que eles passem a ser multiplicadores deste conhecimento em suas escolas, como acontece com o João Victor”, disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Para o professor de matemática Nelson Agapito Brandão Rios, um dos incentivadores do aluno João Vitor, a Jornada Especial da Matemática foi um evento divisor de águas ao promover o protagonismo juvenil e na consolidação de talentos.

“Ficou claro que os alunos participantes daquele evento receberiam uma bolsa e deveriam desenvolver ações que justificassem o recebimento. Como o João Victor é bastante ativo, se colocou à disposição desde que voltou da jornada. Toda a comunidade escolar apoia o João Vitor, acreditamos que uma oficina ministrada por um aluno medalhista tenha um poder especial de incentivar outros alunos”, pontua o professor de matemática.

O diretor do CETI Alberto Leal Nunes, Ismael Dantas, comenta que em 2022, o centro educacional obteve aproximadamente 1300 premiações em olimpíadas do conhecimento. “Nos últimos anos, a escola tem buscado envolver os alunos durante o ano letivo em todas as olimpíadas científicas. Para fortalecer a preparação deles, foi criado o Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (NOIC), no qual os professores realizam a preparação dos estudantes paralelamente às aulas regulares”, finaliza.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao