Estudante ouro nas OlimpÃadas de Matemática conquista bolsa e vai estudar inteligência artificial
24/08/2023 11h19Fonte G1 PI
Imagem: Izabella Lima / g1 Piauí
Allyson de Sousa Almeida, único medalhista de ouro no nível 3 no Piauí.
Allyson de Sousa Almeida, único medalhista de ouro no nível 3 no Piauí.Allyson de Sousa Almeida, de 19 anos, que estuda na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina, é um nome de destaque no cenário da matemática no Estado. Ele é o único medalhista de ouro do Piauí no nível 3, faixa para todos os alunos do Ensino Médio do país. Allyson conquistou a premiação na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2022. A premiação aconteceu em 2023.
O percurso de Allyson até a medalha de ouro passou duas fases na OBMEP. Na primeira fase, competiu com 18 milhões de estudantes e, na segunda, com 6 milhões. No final da competição, o estudante foi medalhista de ouro, uma conquista muito significativa para o estado.
Seu amor pela matemática começou com um ábaco ainda na infância. Aos 10 anos já tinha dominado toda a tabuada, e hoje, Allyson considera a matemática um das coisas mais importantes da sua vida.
“A matemática é a uma das coisas mais importantes que eu tenho, eu amo a matemática. Acho ela bastante interessante e a olimpíada é isso, né? Questões interessantes de matemática, foi um casamento perfeito”, declarou.
Planos para o futuro
Concluindo o Ensino Médio, o estudante Allyson já visualiza seu futuro. O estudante planeja se especializar em Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.
“Eu recebi o convite deles, com bolsa de isenção e uma bolsa moradia no campus. Pretendo ir para lá em breve”, afirmou.
Torneio de Matemática das Escolas Estaduais
Além da OBMEP, Allyson também se destacou no cenário local, conquistando a medalha de ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O torneio é uma preparação para a segunda fase da OBMEP e busca incentivar o interesse dos estudantes pela matemática.
A premiação aconteceu nesta quarta-feira (23). A competição contou com 62 mil alunos na primeira fase, cerca de três mil na segunda fase e no evento de premiação, 200 alunos receberão medalha.
Imagem: Izabella Lima / g1 Piauí
Cerca de 200 estudantes do Piauí são premiados em Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.
Cerca de 200 estudantes do Piauí são premiados em Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.“Com iniciativas como essa, a gente quer engajar cada vez mais os nossos alunos a participarem das Olimpíadas de Conhecimento e premiar aqueles que se destacam pelo mérito. Queremos incentivar a preparação deles para a segunda fase da OBMEP. A Olimpíada acaba contribuindo para esse gostar da matemática e como influência nos estudos. A participação em Olimpíadas de Conhecimento, contribui na formação desses alunos nas demais disciplinas e também em todas as dimensões da educação”, salienta Washington Bandeira, secretário de educação do Piauí.
Para o governador Rafael Fonteles, competições como essas melhoram o ensino da matemática e do aprendizado de forma geral.
“O torneio piauiense de matemática você melhora o ensino da matemática, a aprendizagem, o conhecimento dos alunos, o amadurecimento desses alunos futuramente para suas respectivas profissões, independente da área que irá atuar. Eu fico muito feliz de ver que nós estamos aprofundando essa metodologia com o Torneio para que os nossos alunos possam se destacar ainda mais na OBMEP”, ressaltou o gestor.
Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












