Estudante ouro nas Olimpíadas de Matemática conquista bolsa e vai estudar inteligência artificial

24/08/2023 11h19


Fonte G1 PI

Imagem: Izabella Lima / g1 PiauíAllyson de Sousa Almeida, único medalhista de ouro no nível 3 no Piauí.(Imagem:Izabella Lima / g1 Piauí)Allyson de Sousa Almeida, único medalhista de ouro no nível 3 no Piauí.

Allyson de Sousa Almeida, de 19 anos, que estuda na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina, é um nome de destaque no cenário da matemática no Estado. Ele é o único medalhista de ouro do Piauí no nível 3, faixa para todos os alunos do Ensino Médio do país. Allyson conquistou a premiação na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2022. A premiação aconteceu em 2023.

O percurso de Allyson até a medalha de ouro passou duas fases na OBMEP. Na primeira fase, competiu com 18 milhões de estudantes e, na segunda, com 6 milhões. No final da competição, o estudante foi medalhista de ouro, uma conquista muito significativa para o estado.

Seu amor pela matemática começou com um ábaco ainda na infância. Aos 10 anos já tinha dominado toda a tabuada, e hoje, Allyson considera a matemática um das coisas mais importantes da sua vida.

“A matemática é a uma das coisas mais importantes que eu tenho, eu amo a matemática. Acho ela bastante interessante e a olimpíada é isso, né? Questões interessantes de matemática, foi um casamento perfeito”, declarou.

Planos para o futuro

Concluindo o Ensino Médio, o estudante Allyson já visualiza seu futuro. O estudante planeja se especializar em Ciência de Dados e Inteligência Artificial na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

“Eu recebi o convite deles, com bolsa de isenção e uma bolsa moradia no campus. Pretendo ir para lá em breve”,
afirmou.

Torneio de Matemática das Escolas Estaduais

Além da OBMEP, Allyson também se destacou no cenário local, conquistando a medalha de ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O torneio é uma preparação para a segunda fase da OBMEP e busca incentivar o interesse dos estudantes pela matemática.

A premiação aconteceu nesta quarta-feira (23). A competição contou com 62 mil alunos na primeira fase, cerca de três mil na segunda fase e no evento de premiação, 200 alunos receberão medalha.
Imagem: Izabella Lima / g1 PiauíCerca de 200 estudantes do Piauí são premiados em Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.(Imagem: Izabella Lima / g1 Piauí)Cerca de 200 estudantes do Piauí são premiados em Torneio de Matemática das Escolas Estaduais.

“Com iniciativas como essa, a gente quer engajar cada vez mais os nossos alunos a participarem das Olimpíadas de Conhecimento e premiar aqueles que se destacam pelo mérito. Queremos incentivar a preparação deles para a segunda fase da OBMEP. A Olimpíada acaba contribuindo para esse gostar da matemática e como influência nos estudos. A participação em Olimpíadas de Conhecimento, contribui na formação desses alunos nas demais disciplinas e também em todas as dimensões da educação”,
salienta Washington Bandeira, secretário de educação do Piauí.

Para o governador Rafael Fonteles, competições como essas melhoram o ensino da matemática e do aprendizado de forma geral.

“O torneio piauiense de matemática você melhora o ensino da matemática, a aprendizagem, o conhecimento dos alunos, o amadurecimento desses alunos futuramente para suas respectivas profissões, independente da área que irá atuar. Eu fico muito feliz de ver que nós estamos aprofundando essa metodologia com o Torneio para que os nossos alunos possam se destacar ainda mais na OBMEP”
, ressaltou o gestor.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: alunos, torneio, obmep