Estudante nota 1000 no Enem leu Machado de Assis na preparação; professor trabalhou interpretação de

17/01/2020 14h09


Fonte G1 PI

Imagem: Letícia Silva/Arquivo pessoalLetícia Silva, do Piauí, foi uma das alunas a obter nota 1000 na redação do Enem em 2019.(Imagem:Letícia Silva/Arquivo pessoal)Letícia Silva, do Piauí, foi uma das alunas a obter nota 1000 na redação do Enem em 2019.

Letícia Silva, uma das estudantes nota 1000 na redação do Enem no Piauí, falou ao G1 e disse que usou na prova o embasamento que adquiriu lendo autores clássicos como o escritor Machado de Assis e o filósofo alemão Immanuel Kant. O professor de Letícia, Thiago Morais, disse que o foco da preparação dos alunos, durante o ano, foi a interpretação de texto. Além de Letícia, o professor já teve outros três estudantes com a nota máxima na prova em anos anteriores. Ao todo, no país, em 2019, foram 53 alunos nota 1000.

“Eu me preparei fazendo umas três redações por semana. Busquei ter embasamento em autores clássicos como Machado de Assis, de pensadores como Kant. No momento eu não lembro quais autores eu usei na prova, mas o tema permitia desenvolver e defender um ponto de vista, apesar de ter sido inesperado”
, contou a estudante.

O professor da garota disse que ela, assim como os outros alunos do cursinho de redação, fez muitas leituras durante o ano e um dos focos foi a interpretação de texto. Segundo ele, muitos alunos não obtém boas notas porque não entendem o que é pedido na prova.

“Muitos alunos vão mal no Enem porque não conseguem interpretar o tema. Muitos, no ano passado, acabaram entendendo que [o tema, "democratização do acesso ao cinema no Brasil"] tratava de acessibilidade, eles entenderam errado e isso acabou com a redação deles. Em 2018, muitos também não conseguiram entender o tema manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Por exemplo, não entenderam o sentido da palavra dados, que é polissêmica, tem muitos sentidos, então ficaram em dúvida e também não foram bem”, disse o professor.

Letícia disse que nos anos anteriores, em que já fez a prova por duas vezes, tinha obtido 840 e 940 pontos. A jovem disse que pretende cursar medicina na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: alunos, prova, nota