Estudante de Anísio de Abreu vai representar o Piauí no concurso Jovem Senador em Brasília

23/06/2023 09h04

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A estudante Lorrany Soares Ribeiro, de 16 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Letícia Macêdo, em Anísio de Abreu, a 576 quilômetros da capital Teresina, será a representante do Piauí no Concurso Jovem Senador 2023. Lorrany venceu a etapa estadual e deve se reunir com os ganhadores dos 26 estados brasileiros para a Semana da Vivência Legislativa, que acontece no Senado Federal, em Brasília, entre os dias 21 e 25 de agosto.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, e a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Márcia Rejane, foram as responsáveis pela entrega da comunicação oficial do Senado Federal à estudante da 2ª Série do Ensino Médio na unidade escolar.

Nesta edição do programa, a divulgação do resultado foi preservada até o momento em que os vencedores descubram o resultado por meio do comunicado oficial. “O objetivo é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do Senado, dos três Poderes e, inclusive, de sugerir propostas que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) e que poderão virar projetos de lei”, explica Márcia Rejane.
Imagem: DivulgaçãoLorrany Soares Ribeiro venceu a etapa estadual e deve se reunir com os ganhadores dos 26 estados brasileiros na Semana da Vivência Legislativa no Senado Federal, em agosto.(Imagem:Divulgação)Lorrany Soares Ribeiro venceu a etapa estadual e deve se reunir com os ganhadores dos 26 estados brasileiros na Semana da Vivência Legislativa no Senado Federal, em agosto.

Nesta edição, o Jovem Senador propôs aos jovens candidatos a temática “Saúde mental nas escolas públicas”. Lorrany conta que ficou muito surpresa com a notícia e defende que a temática da saúde mental seja ampliada, uma vez que convive com colegas na escola que apresentam crises de ansiedade e quadros depressivos. Para ela, a escola deve ser um lugar de acolhimento, escuta e aconchego para esses estudantes.

“Eu não esperava, fiquei muito feliz. A temática da saúde mental é bastante atual, então me preparei para escrever o texto no formato dissertativo-argumentativo por meio de entrevistas, relatos na internet e pesquisei muito antes de colocar os dados. Sem dúvidas, é um tema muito relevante porque a depressão, por exemplo, foi considerada o mal do século 21, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Então é preciso comentar, debater sobre isso para que esses casos sejam evitados”,
comenta a estudante.

Lorrany ingressou na Unidade Escolar Letícia Macêdo em 2019, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa e desde então participou de diversas outras competições.

“Eu espero me divertir muito em Brasília. Com certeza, será uma experiência única representar o meu estado, saber um pouco da rotina do Senado Federal e conhecer outros estudantes de vários lugares do país. Recomendo a todos os colegas que se esforcem e se inscrevam nessas competições, porque o resultado vale a pena”,
incentiva a estudante.
Imagem: DivulgaçãoEstudante de Anísio de Abreu vai representar o Piauí no concurso Jovem Senador em Brasília.(Imagem:Divulgação)Estudante de Anísio de Abreu vai representar o Piauí no concurso Jovem Senador em Brasília.

Os professores que orientaram os estudantes vencedores estaduais também participarão da Semana de Vivência Legislativa. É o caso do Welson Dias, que foi o responsável pelo envio da redação escrita pela Lorrany, que representou a escola na seleção estadual feita pela Secretaria da Educação (Seduc). O professor destaca que a Unidade Escolar Letícia Macêdo já teve cinco estudantes que representaram o Piauí no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa similar ao do Jovem Senador, mas realizada pela Câmara dos Deputados.

“A gente tem essa força de vontade e incentiva os estudantes porque acreditamos que experiências como essa transformam a vida deles. A Lorrany sempre foi uma aluna muito atenta em sala de aula, toda produção de texto e livros que propomos, ela vai lá e faz. Manda muito bem na escrita, nos seminários e apresentações. Com certeza irá representar muito bem o Piauí”, afirma o professor.

Reforma e Ampliação do CETI Letícia Macêdo

No ano que marca os 50 anos do CETI Letícia Macêdo, a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, comemorou a implantação da modalidade de tempo integral e aproveitou para visitar as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade escolar que faz parte da 13ª Gerência Regional de Educação (GRE).

“É uma alegria que mais uma escola passa a atuar em tempo integral. Até 2025, o Governo do Piauí tem como meta universalizar essa modalidade de ensino, que propõe aos alunos mais horas diárias de atividade escolar, com um currículo que trabalha aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil. Aproveitamos a visita ao município também para conferir a obra de reforma e ampliação da escola. São ações que devem impulsionar novos sonhos e conquistas, como essa celebrada hoje pela Lorrany”,
finalizou Viviane.
Imagem: DivulgaçãoReforma e Ampliação do CETI Letícia Macêdo  (Imagem:Divulgação)Reforma e Ampliação do CETI Letícia Macêdo


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, estudantes, seduc