Estudante de 16 anos produz hidrogênio em garrafa improvisada: "não esperava que funcionasse"

14/10/2022 09h31


Fonte G1 PI

O estudante do Instituto Federal do Piauí (IFPI) João Marcelo Carvalho da Silva desenvolveu, aos 16 anos, um reator de hidrogênio. A produção foi feita com uma garrafa improvisada, em sua própria casa, em Cocal , 268 km ao Norte de Teresina, no dia 16 de setembro (veja vídeo acima).

Ao g1, o aluno do 1º ano do ensino médio descreveu o passo a passo da criação. O método usado por ele é denominado eletrólise, que consiste na quebra da molécula da água por uma corrente elétrica, fornecida por um gerador, e separação dos gases hidrogênio e oxigênio.
Imagem: Arquivo PessoalEstudante piauiense de 16 anos utiliza garrafa improvisada para produzir hidrogênio em casa: Estudante piauiense de 16 anos utiliza garrafa improvisada para produzir hidrogênio em casa: "não esperava que funcionasse".

Entre os materiais utilizados por ele estão uma garrafa de vidro pequena, uma rolha de cortiça, uma bateria de cinco volts, uma porção de bicarbonato de sódio e dois eletrodos de arame galvanizado.

“Primeiro fiz três furos na rolha de cortiça, dois deles para colocar os eletrodos, e um com o diâmetro maior para saída de gás. Coloquei os eletrodos com cola nos dois furos para vedar e, no furo maior, um pequeno tubo”,
relembrou João Marcelo.

“Misturei bicarbonato de sódio e água, coloquei a mistura e a rolha com os eletrodos [na garrafa]. Liguei os dois polos da bateria nos eletrodos e observei a liberação de hidrogênio no eletrodo negativo. Não esperava que funcionasse na primeira vez, fiquei bastante alegre”,
completou.

Para o professor de química do estudante, Maicon Oliveira Miranda, o feito é importante, principalmente, ao considerar que o hidrogênio é um gás que pode ser usado como combustível.

“Além de difícil, estamos falando de um aluno de ensino médio, é um gás que servirá como combustível para o futuro, estamos falando de uma tecnologia limpa, de uma alternativa ecológica que pode ajudar a economia dos países”,
comentou com orgulho.

Vale destacar que o hidrogênio, embora seja utilizado como combustível em algumas situações, é um gás considerado perigoso por ser altamente inflamável. Transportá-lo e armazená-lo com segurança é um desafio.

Interesse surgiu durante pandemia de Covid-19
Imagem: Arquivo Pessoal  Estudante piauiense de 16 anos utiliza garrafa improvisada para produzir hidrogênio em casa:

O fascínio de João Marcelo pela ciência se intensificou ao final de 2021, quando ele ainda estava no 9º ano do ensino fundamental.

“Durante a pandemia, fazendo algumas pesquisas na área da ciência, descobri sobre a eletrólise e a célula de hidrogênio. Acabei gostando bastante desse assunto. Já esse ano, fazendo novas pesquisas, falei com o professor Maicon sobre minha ideia, ele aprovou e, pouco tempo depois da conversa, consegui fazer uma célula em casa”,
contou.

Após a produção, o estudante garante que tem intensificado os estudos na área. Este ano, ele fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez, como treineiro. O intuito é obter experiência e desenvolver estratégias para as próximas edições da avaliação. Ele ainda não decidiu que curso irá tentar no Enem quando chegar ao 3º ano.

“Tenho estudado, porém não tanto por ser a primeira vez que vou fazer. Quero fazer os três anos seguidos. Pretendo fazer o máximo de questões que conseguir, uma boa redação e tirar uma boa nota”, concluiu.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estudante, ensino, garrafa