Estudante da rede municipal de Teresina conquista medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Física

01/04/2022 12h52


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalEstudante de Teresina , Sávio Olivercam, com medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Física.(Imagem:Arquivo Pessoal)Estudante de Teresina , Sávio Olivercam, com medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Física.

Sávio Olivercam, de 15 anos, recebeu na quarta-feira (30) o resultado da premiação da concorrida medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A competição aconteceu em 2021 e foi disputada por alunos da rede privada e pública de todo o país. O adolescente era estudante da rede municipal de Teresina na época da competição.

Além do ouro na OBF, Sávio também conquistou mais três medalhas douradas nas edições da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (2021) e na Olimpíada Nacional de Ciência, por dois anos consecutivos, 2020 e 2021. Ele também conquistou um bronze na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (2021).

Filho de um jardineiro e uma dona de casa, Sávio contou que sempre gostou de todas as áreas de conhecimento mas a paixão pela área de exatas surgiu quando ingressou no Ensino Fundamental 2, ao participar de competições escolares. Sávio disse ainda o motivo que acredita ser determinante para que muitos alunos não gostem da área de exatas.
Imagem: Arquivo Pessoal  Sávio Olivercam ganhou medalha de ouro em olimpíada nacional enquanto estudava na rede municipal de Teresina.(Imagem:Arquivo Pessoal ) Sávio Olivercam ganhou medalha de ouro em olimpíada nacional enquanto estudava na rede municipal de Teresina.

“Acredito que é a forma como essas áreas são apresentadas no currículo escolar, por exemplo física e química. É necessário que sejam feitos os experimentos, porque são áreas da ciência, e elas são apresentadas só como cálculo e como fórmulas e somente aquilo, e isso chega até a ser entediante”, contou ele.

Dedicação e disciplina

O estudante contou que são em média 4 horas de estudos diário e que, atualmente, faz preparatório em uma turma específica para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia. Atualmente, ele cursa o 1° Ano do ensino médio em uma escola privada de Teresina, com bolsa integral.

Sávio contou que pretende seguir carreira na Engenharia, e pensa atualmente em prestar vestibular para Engenharia Aeronáutica ou Engenharia Aeroespacial. A mãe de Sávio, Dauriana Oliveira, contou que o filho sempre gostou muito de estudar, e que é motivo de orgulho para os pais ver as conquistas do filho.

“Eu fico muito feliz, eu fico muito orgulhosa, porque é o que ele quer, a gente fica até sem palavras. Ele sempre gostou estudar, desde pequeno. É um orgulho pra nós todos, nós estamos aqui por ele e pra ele” ,
contou a mãe.