Estudante da Rede Estadual de Anísio de Abreu conquista bolsa para intercâmbio nos Estados Unidos

17/02/2024 12h25


Fonte Governo do Piauí

A estudante Lorrany Soares Ribeiro, de 16 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Letícia Macêdo, em Anísio de Abreu, foi selecionada para participar do Programa “AFS Global STEM Academies”, que oferecerá um intercâmbio educacional com todas as despesas pagas na cidade de Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Lorrany participou de uma seleção com mais de 6 mil estudantes inscritos e conquistou uma das dez vagas que foram destinadas aos brasileiros. Na sua 5ª edição, foi a primeira vez que o Piauí terá uma representante entre os selecionados.

A aluna acumula uma série de conquistas importantes que orgulham a comunidade escolar, os familiares e os cidadãos de Anísio de Abreu. Em 2023, Lorrany foi escolhida como representante do Piauí no Programa Jovem Senador, do Senado Federal, por meio de uma excelente redação com a temática sobre saúde mental. Além disso, foi medalhista de bronze na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e foi selecionada no Programa Futuras Cientistas.
Imagem: DivulgaçãoLorrany Ribeiro, do Ceti Letícia Macêdo, foi selecionada para participar do Programa Lorrany Ribeiro, do Ceti Letícia Macêdo, foi selecionada para participar do Programa "AFS Global STEM Academies".

O próximo destino terá um significado especial para Lorrany, que fará a sua primeira viagem internacional em julho deste ano. “Eu espero aprimorar minhas habilidades na língua inglesa, pois vou conseguir conversar com jovens com os mesmos interesses que eu. Além disso, quero exercitar minha criatividade e habilidades em ciências, tecnologia, e matemática, conhecimentos que levarei para toda a minha vida e principalmente para a faculdade”, conta a estudante que cursa a 3ª série do Ensino Médio.

Durante o intercâmbio, os bolsistas irão fazer serviços comunitários e visitar operações locais inovadoras e focadas em sustentabilidade para conhecer de perto como empresas e organizações estão usando as habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), na prática.

Lorrany e os demais selecionados ficarão alojados em dormitórios na Universidade de Houston e experimentarão a cultura americana através da interação com estudantes locais e eventos culturais.

“Irei desenvolver a habilidade de resiliência e adaptabilidade, estando num país totalmente diferente do que estou acostumada. Será a minha primeira experiência internacional, espero que seja a primeira de muitas outras”, comemora Lorrany.

Ao final de todo esse processo, os bolsistas recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pela organização AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA), responsáveis por todo o conteúdo da iniciativa.

Em 2023, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu a estudante em ocasião da aprovação de Lorrany no concurso Jovem Senador. O gestor incentivou a estudante a ser uma influenciadora de novos talentos na educação.

“Nossos votos são que a Lorrany influencie os colegas de sala de aula, a comunidade escolar, e os estimulem nos estudos, pois a educação é um caminho de transformação. Que seja uma experiência maravilhosa”, disse Bandeira.

AFS Global STEM Academies

O Programa AFS Global STEM Academies é uma ferramenta mundial que proporciona aprendizados diversos aos participantes, de todo o mundo. O intercâmbio é responsável por estimular estudantes ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM.

Através de uma abordagem interativa e prática, com incentivo de competências globais como resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação cultural, os jovens selecionados podem viver uma experiência única em diferentes países.

Tópicos: programa, estudante, lorrany