Estudante da rede estadual conquista medalha de bronze nas Paralimpíadas Escolares

03/09/2023 12h20


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoDanilo José dos Santos, representou a Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, no município de Demerval Lobão, na modalidade atletismo.(Imagem:Divulgação)Danilo José dos Santos, representou a Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, no município de Demerval Lobão, na modalidade atletismo.

O estudante Danilo José dos Santos, da Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, no município de Demerval Lobão, conquistou a medalha de bronze, na modalidade de atletismo na etapa regional das Paralimpíadas Escolares. As provas foram realizadas nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Brasília. O evento reuniu 530 atletas de 11 estados do Brasil.

“Eu estou me sentindo muito bem depois desse resultado. Era um grande sonho conquistar uma medalha e terminar uma prova como essa com grande desempenho. Estou muito feliz de ter essa oportunidade de estar representando o meu Piauí”,
comemorou o estudante.

A competição contou com as modalidades de atletismo, natação e bocha. Na natação, 101 atletas participaram das competições no Clube do Exército; já as provas de atletismo, com 379 competidores, e a bocha, com 50 jogadores, aconteceram no Centro Interescolar de Esporte (CIEF). Na segunda etapa, 11 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, PI, RO, RR e TO) e o Distrito Federal serão representados no campeonato.

Para a diretora da Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, Hellen Carvalho, os jovens do Piauí têm grande potencial para obter resultados em competições. “Fiquei muito feliz ao receber a notícia dessa conquista do Danilo. Nosso Piauí tem muitos jovens talentosos em diversas áreas de conhecimento e nas atividades esportivas. Ter alunos ganhando prêmios nacionalmente é incentivar a juventude piauiense a ir atrás dos seus sonhos”, ressalta a gestora.

A primeira etapa regional foi realizada em Belém, no Pará, de 9 a 11 de agosto. Os atletas classificados nessa nova fase serão selecionados para participar da terceira e última fase regional das Paralimpíadas Escolares que ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de setembro.

O local também receberá a etapa nacional, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a nacional. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira comemorou o destaque que os jovens vêm alcançando nas competições esportivas. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de competições esportivas, seja por classificação em olimpíadas do conhecimento, aprovações para o Ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos destes jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.

Paralimpíadas Escolares

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, com exceção de 2008 e 2020, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar.

Pelo segundo ano consecutivo, a competição é composta por três fases regionais e uma nacional. Em 2023, o evento vai receber cerca de 1.800 atletas nas quatro fases. Todas as 27 unidades federativas do país serão representadas, sendo a maior quantidade da história da competição.

Tópicos: jovens, escolares, atletas