Estudante cria podcast com dicas para a redação do Enem enquanto estuda para a prova

10/12/2020 18h18


Fonte G1

 A estudante Gabriela Nascimento, de 21 anos, se tornou professora dos colegas de estudo enquanto se preparava para o Enem 2020. Ela criou, quase sem perceber, um podcast semanal em que ela dá dicas para a redação do Enem 2020. Pela internet, Gabriela consegue tanto ajudar os colegas como a si mesma, revisando os conteúdos para montar seus programas. Ouça um dos podcasts de Gabriela abaixo.

Em 2020, com as escolas fechadas por conta da pandemia, Gabriela teve de se preparar para o Enem através do Canal Educação, realizado pela Secretaria Estadual de Educação. Mesmo tendo concluído o ensino médio na sua cidade natal, Dom Inocêncio, ela participa dos grupos de alunos criados pelo Whatsapp. Foi em um desses grupos que ela começou a compartilhar seus conhecimentos.

“Eu vi que alguns colegas estavam com dificuldades com a redação, e decidi gravar um áudio, explicando com as minhas palavras, e mandei para a professora Hildalene Pinheiro, para que ela aprovasse. Ela disse ‘É um grande podcast’, e compartilhou nos grupos de alunos”, contou.

O podcast de Gabriela fez tanto sucesso que logo vieram pedidos dos alunos para que ela gravasse mais. Desde então, ela já criou cinco episódios, todos com dicas para a redação do Enem.

“O último que fiz foi sobre o método da professora Patrícia Lima. A ideia é tentar passar mais confiança para que na hora os estudantes não fiquem nervosos. Quando você domina a estrutura da redação dissertativa argumentativa, você escreve sobre qualquer tema”, disse Gabriela.

Para escrever o roteiro dos seus programas, Gabriela precisa estudar bastante e buscar materiais extra. Com o roteiro pronto, ela grava tudo pelo celular e envia pelos grupos. “Acabo aprendendo muito mais, porque é uma grande responsabilidade”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupos, enem, gabriela