Estados vão manter aulas suspensas para frear transmissão do novo coronavírus, diz entidade

26/03/2020 15h52


Fonte G1

Imagem: Francois Lenoir/ReutersCoronavírus leva pais a auxiliarem filhos em casa em atividades educativas.(Imagem:Francois Lenoir/Reuters)Coronavírus leva pais a auxiliarem filhos em casa em atividades educativas.

Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) emitiu nota nesta quarta-feira (25) afirmando que os estados vão manter as aulas suspensas em meio aos esforços para conter a contaminação pelo novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

O Consed reúne as 27 redes estaduais, que atendem 16 milhões de estudantes.

"Manter as aulas presenciais suspensas é um ato de responsabilidade, para proteger não apenas a vida dos nossos estudantes e servidores, mas de todos aqueles que estão em seu entorno, especialmente os idosos e com doenças crônicas",
diz a entidade, em nota.

Na noite de terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento pedindo o fim do "confinamento em massa" e questionando a suspensão de aulas. A fala vai contra a recomendação de entidades de saúde, que afirmam que o isolamento social – inclusive de crianças – ajuda a conter a transmissão, que pode ocorrer entre pessoas sem sintomas, como netos e avós.

Profissionais de saúde e cientistas criticaram a fala do presidente.

Praticamente todos os países que registraram casos da doença adotaram medidas de isolamento social. Mais de 100 países fecharam todas as escolas. Os principais líderes mundiais já se pronunciaram sobre a Covid-19 e as medidas de prevenção, também incentivando que a população permaneça em casa.

O novo coronavírus, conhecido cientificamente como Sars-Cov-2, tem alta transmissibilidade. A tentativa de conter a disseminação da doença é para que o sistema público de saúde não entre em colapso, tendo que atender pacientes infectados ao mesmo tempo.

Confira a íntegra da nota:

"O Conselho Nacional de Secretários de Educação informa que continuará seguindo as determinações dos Governadores de Estado, norteados pelas orientações da Organização Mundial de Saúde e das principais autoridades médicas e científicas internacionais e nacionais. Desta forma, manter as aulas presenciais suspensas é um ato de responsabilidade, para proteger não apenas a vida dos nossos estudantes e servidores, mas de todos aqueles que estão em seu entorno, especialmente os idosos e com doenças crônicas."

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estudantes, aulas, suspensas