Escolas intensificam preparação dos estudantes para o Saeb

30/08/2023 10h44


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, envolvendo estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.(Imagem:Divulgação)As provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, envolvendo estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensifica a preparação dos estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem motivado as escolas para a realização de atividades com foco nos assuntos que abordam a avaliação. As provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, envolvendo estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, localizada no município de Paulistana, foi desenvolvido o projeto “Foco Saeb”, com aulas de reforço semanais aos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática. As aulas acontecem aos sábados e são marcadas por revisões de conteúdo, discussão de questões sobre os assuntos do Saeb com dicas e orientações para a realização da prova.

“Realizamos uma reunião com os pais e alunos da 3ª série para informar sobre a importância de atingirmos a meta do Ideb e das ações que contemplam nossos objetivos como escola e comunidade. Nossos professores de Português e Matemática estão envolvidos neste projeto para ultrapassar nossa meta do Ideb. Os estudantes estão tendo toda a preparação necessária para as provas do Saeb”, disse a gerente da escola, Lucicleia Acioly.

No CETI Maria Antonieta, em Valença do Piauí, os estudantes se reuniram no laboratório de informática para participar de revisões adicionais na plataforma Google Forms, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos descritores do Saeb. As aulas são ministradas pela professora de português e recomposição da aprendizagem do centro educacional.
Imagem: DivulgaçãoEscolas intensificam preparação dos estudantes para o Saeb.(Imagem:Divulgação)Escolas intensificam preparação dos estudantes para o Saeb.

“Os alunos tiveram acesso ao questionário com questões relacionadas aos descritores de Língua Portuguesa do 9° ano pelo link disponibilizado pela professora e já obtiveram a nota, observando quais os descritores com menor número de acertos para, posteriormente, serem revisados. Essa é uma ferramenta pedagógica muito eficiente e, ao mesmo tempo, desperta o interesse do aluno, uma vez que torna a correção das questões mais rápida e acessível, permitindo a análise dos resultados dos exercícios individualmente e em conjunto”, explica a diretora do centro de ensino, Elisângela Melo.

Com uma nova estratégia de mobilização, a Seduc também uniu as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as revisões para as provas do Saeb para fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação sobre os assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas. A meta é que o Piauí consiga alcançar o primeiro lugar do Ideb.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o compromisso da Seduc na realização de ações para alavancar a qualidade da educação dos alunos. “Estamos intensificando as ações para que nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Saeb. Com as nossas revisões, eles têm a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos. Apostamos que com todas essas ações, somadas a dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, declarou o secretário.


 

Tópicos: estudantes, provas, saeb