Escolas estaduais mobilizam estudantes para realização das provas Saeb

24/10/2023 10h13


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoGestores envolvem estudantes para a participação nos testes que impactam nas notas do Ideb.(Imagem:Divulgação)Gestores envolvem estudantes para a participação nos testes que impactam nas notas do Ideb.

Até o próximo dia 10 de novembro, as escolas da rede pública estadual têm o seu radar direcionado para o mesmo foco: a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De norte a sul do Piauí, as equipes gestoras buscam envolver os estudantes e destacar a importância da participação nas avaliações.

Os testes serão aplicados de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Morro Cabeça no Tempo, município do extremo-sul do estado localizado a, aproximadamente, 725 quilômetros de Teresina, a Unidade Escolar Leda Napoleão agendou a aplicação do exame para o dia 30 de outubro, próxima segunda-feira.

A escola, jurisdicionada à 18ª Gerência Regional da Educação (GRE), realizou um cronograma de aplicação de minitestes do projeto Recomposição da Aprendizagem, simulados e esclarecimento de dúvidas. “Estamos explicando a importância do Saeb para a nossa escola e tentando envolver toda a comunidade. Semana passada nós estivemos de sala em sala conversando com os estudantes, mobilizando para que todos estejam, na próxima segunda-feira, na escola fazendo a prova. Todos eles estão conscientes da importância de participarem desse momento de avaliação”, relata a diretora Carina Alves Figueiredo.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio Tarciso e Silva, em Teresina, fará a aplicação da prova Saeb, na quarta-feira (25), às 8h. A diretora do centro educacional conta que a escola teve um excelente engajamento por meio das revisões de conteúdos, aulas, aplicação de simulados, bem como de atividades como escolha da Garota Saeb e Gincana Saeb, dentre outras dinâmicas.

“Além de todo o planejamento da Seduc, vamos receber os estudantes com um café da manhã e entrega de mimos antes da realização da prova. Motivação não falta para esse momento”, disse a gestora Maria José Vianna.

Em Piripiri, norte do Estado, a preparação final foi animada. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Arimathea Tito agendou a prova para quinta-feira (26). A diretora Danielly Silva Pereira Alves conta que o trabalho feito pela equipe pedagógica buscou mostrar para os estudantes que é importante não apenas participar, mas também fazer os testes com responsabilidade.

“Em todos os minitestes, simulados e no Saepi tivemos a frequência de 100% dos estudantes. Palestras motivacionais, premiações, aulas de reforço, reunião com os pais fizeram parte das estratégias de preparação para o Saeb. A escola está se preparando para receber os alunos no dia da prova com uma programação especial”, comenta a gestora.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o empenho da Seduc na realização de ações para alavancar a qualidade de educação dos estudantes. “Na reta final, intensificamos as nossas ações para que os nossos estudantes possam estar totalmente seguros para realizar as provas do Saeb. Apostamos que com todas essas ações, somadas à dedicação e foco dos nossos estudantes, grandes resultados serão alcançados”, finaliza o gestor.

Saeb

As avaliações do Saeb fornecem resultados que são disponibilizados para estados, municípios e para cada escola individualmente. Além disso, esses resultados, aliados ao Censo Escolar (que aponta dados de aprovação e retenção), dão origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador importante que une fluxo escolar e médias de desempenho — e que apoia, assim, no monitoramento da educação do país e no estabelecimento de metas e iniciativas da área.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escola, estudantes, saeb