Escolas da rede estadual intensificam debate sobre erradicação do trabalho infantil

14/06/2023 12h58


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEstudantes do ensino Fundamentalestão sendo mobilizados para participar de concurso que premiará trabalhos contendo conteúdos originais e inéditos em quatro categorias.(Imagem:Divulgação)Estudantes do ensino Fundamental estão sendo mobilizados para participar de concurso que premiará trabalhos contendo conteúdos originais e inéditos em quatro categorias.

Com o intuito de contribuir para a erradicação do trabalho infantil teve início, nessa segunda-feira (12), a semana de culminância do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Estudantes do ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino estão sendo mobilizados em atividades pedagógicas que promovem a proteção e a educação necessárias às crianças e adolescentes.

O concurso premiará todos os trabalhos contendo conteúdos originais, inéditos e de autoria dos estudantes inscritos, que concorrem em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

Dividido em etapa local, etapa regional/estadual e etapa nacional, abrangendo alunos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, o Prêmio MPT na Escola promove ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil.

A gerente de ensino fundamental da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Marília Aragão, explica que a semana de culminância do projeto nas escolas teve início em alusão ao dia 12 de junho, em que se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho(OIT).

“Todas as escolas de ensino Fundamental da rede estadual estão envolvidas com a temática nesta semana por conta do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A gente vai receber os melhores trabalhos de cada escola em todas as modalidades de premiação. A Seduc montou uma comissão avaliadora para inscrever um conto, uma poesia, um desenho e uma música para representar o Piauí na etapa nacional do concurso”,
ressalta a gerente.

Observando os critérios de avaliação como respeito ao tema, correção ortográfica, criatividade e objetivo e clareza, entre outros, os estudantes podem explorar as categorias conto, poesia e desenho, apresentando um mesmo trabalho com até dois estudantes inscritos, ou até cinco participantes na categoria música.