Escolas da rede estadual iniciam ano letivo de 2024

05/02/2024 13h05


Fonte Governo do Piauí

Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em todo o Piauí, iniciaram, nesta segunda-feira (05), as aulas do ano letivo de 2024. Para marcar o momento, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lourival Parente, localizado na zona Sul de Teresina, durante a solenidade que marcou o início das aulas. O momento foi transmitido para todo o estado pelo Canal Educação, no Youtube, e contou com a presença dos superintendentes da Seduc, gerentes, professores e demais profissionais da educação.

“Esse é um momento muito importante. Nossas escolas, em todo o Piauí, estão preparadas para as novidades e projetos inéditos que estamos implementando este ano. São várias novidades para que possamos, acima de tudo, melhorar e otimizar o ensino e aprendizagem para os nossos alunos e colher resultados ainda melhores do que tivemos no ano passado”, declarou o gestor.

Esse ano, foram mais de 215 mil novas matrículas alcançadas pelas escolas da rede estadual, superando a meta estabelecida de 200 mil matrículas. A previsão é que o número possa aumentar ainda mais, sobretudo, com as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Imagem: DivulgaçãoSecretário Washington Bandeira participou da abertura do ano letivo no Ceti Lourival Parente, em Teresina.(Imagem:Divulgação)Secretário Washington Bandeira participou da abertura do ano letivo no Ceti Lourival Parente, em Teresina.

O secretário revelou algumas novidades que serão implementadas esse ano para os estudantes. “Teremos mais escolas de Tempo Integral, a oferta de mais cursos profissionais, novas disciplinas na grade curricular e também estamos acelerando as obras de infraestrutura para que as escolas tenham seus ambientes adequados”, frisou.

Os estudantes do Ensino Médio contarão, este ano, com a disciplina de Educação Financeira na grade curricular, tendo todo um contato com as habilidades de gestão financeira própria, para que possam levar conhecimento para suas vidas profissionais e familiares; a disciplina de Inteligência Artificial, em parceria com o Google, onde irão aprender a usar a inteligência artificial nos seus estudos. Os professores também vão aprender a utilizar a inteligência artificial como recurso de ensino em sala de aula; o Curso de Empreendedorismo com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde irão aprender mais sobre empreendedorismo para startups e empreendedorismo digital, que possuem uma grande demanda de empregabilidade atualmente".

Dentre as ações que serão fortalecidas esse ano, estão as revisões do Pré-Enem Seduc, com diversas atividades de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Colhemos excelentes resultados nas notas de Redação no Enem, conseguindo quintuplicar o número de notas 980 e alcançando mais de 2 mil aprovações a mais do que no ano anterior no IFPI e no Sisu, com vários resultados de destaque. A ideia é que possamos avançar ano a ano com o fortalecimento das nossas ações”, reforçou o secretário.

Na ocasião, o secretário também destacou que esse ano estão sendo investidos cerca de R$ 500 milhões nas reformas das escolas. “Como estamos transformando todas as escolas em Tempo Integral, elas precisam de reformas para ficarem no modelo adequado. Hoje, cerca de 150 escolas têm essa estrutura ideal. Então, nós temos que acelerar as reformas para que possamos melhorar a infraestrutura física e de equipamentos das nossas escolas, com aceleração, para que todas tenham esse modelo até 2026”, completou o gestor.

Semana Presente

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro será realizada, nas Escolas da rede estadual, a Semana Presente 2024.1, trazendo como lema “Escolas Seduc Construindo Novos Futuros”. A ação tem como finalidade mobilizar a comunidade escolar por meio de atividades de acolhimento associadas à didática pedagógica. As ações envolverão também palestras, sessões de cinema, roda de conversa e podcast via Canal Educação, conduzido pelo secretário Washington Bandeira e estudantes. 

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: estudantes, escolas, seduc