Escolas da Rede Estadual de Educação se preparam para desfiles cívicos do dia 7 de setembro

04/09/2023 15h39


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), a cada ano, tem mobilizado e apoiado as escolas com programações especiais em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O objetivo é valorizar a importância dessa data. Escolas da Rede Estadual de Educação de diversos municípios do estado estão preparando os estudantes para a realização de desfiles cívicos que irão acontecer no dia 7 de setembro nas avenidas principais de cada cidade, envolvendo toda a comunidade escolar.

O momento contará com apresentação de bandas compostas por alunos, figurinos cívicos e representação de várias escolas. No município de Altos, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa já estão nos últimos ensaios para o desfile cívico, que acontece na Rua Dom Pedro II, envolvendo escolas da rede municipal, estadual e privada da cidade. Esse ano, o Ceti Rama Boa terá como tema “Brasil, ó Pátria Amada”. A escola iniciou, nesta segunda-feira (04), a “Semana da Pátria”, acolhendo os alunos com o Hino da Independência e destacando sobre os 200 anos de Independência do Brasil.
Imagem: DivulgaçãoEscolas da Rede Estadual de Educação se preparam para desfiles cívicos do dia 7 de setembro.(Imagem:Divulgação)Escolas da Rede Estadual de Educação se preparam para desfiles cívicos do dia 7 de setembro.

Para a diretora do centro educacional, Clemilda Almeida, é importante abordar o verdadeiro sentido da independência nas escolas. “O aluno precisa ter a consciência da importância dos 200 anos da independência do Brasil, em contexto histórico, mas sobretudo entender que ainda lutamos diariamente por independência em várias vertentes”, reforça a gestora.

No Ceti Lucinete Santana, em Paulistana, o pelotão Alfa da escola é ensaiado pelo ex-militar e parceiro da escola, Bosco Jericó. Além de Paulistana, os estudantes estão se preparando para se apresentar nos desfiles cívicos das cidades de Patos do Piauí, no povoado Cajueiro, e em Conceição do Canindé. “A importância que trazemos para os alunos é o amor e o respeito à pátria por meio das lutas que foram travadas para a independência do nosso país”, ressalta a diretora da instituição de ensino, Lucicleia Acioly.
Imagem: DivulgaçãoEscolas da Rede Estadual de Educação se preparam para desfiles cívicos do dia 7 de setembro.(Imagem:Divulgação)

Na cidade de Campo Maior, a Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes vem fazendo os ensaios há mais de um mês, com cinquenta alunos dos ensinos Fundamental e Médio. A banda de honra está se preparando para exibir uma linda coreografia diante do palanque das autoridades, também em comemoração aos 70 anos de fundação da escola. “Os estudantes precisam fortalecer a brasilidade, o espírito de pertencimento à uma Pátria mãe, um país que tem uma história linda, construída pelo povo com muita bravura.”, declarou Vera Lúcia, gestora da unidade escolar.

O Ceti Maria Antonieta, em Valença do Piauí, está se organizando para percorrer as principais avenidas da cidade com letreiro da escola, porta-bandeiras, banda, pelotão de alunos medalhistas e atletas destaques, dentre outros.

Em Teresina, várias escolas da Rede Estadual da capital estão ajustando os últimos ensaios e logísticas para as apresentações dos desfiles cívicos que ocorrem em várias avenidas da cidade.
Imagem: DivulgaçãoEscolas da Rede Estadual de Educação se preparam para desfiles cívicos do dia 7 de setembro.(Imagem:Divulgação)

Na Avenida Marechal Castelo Branco, escolas como o Ceti Zacarias de Góis, Ceti João Henrique, Ceti Didácio Silva, Ceti Modestina Bezerra e várias outras desfilam nas ruas com a participação da comunidade escolar. A preparação tem sido intensa para entregar uma excelente apresentação ao público presente nas ruas. No dia 6 de setembro também acontece o desfile do Grande Dirceu, reunindo escolas da região na avenida principal do bairro.

No Ceti Solange Viana, a escola se dividiu em 4 pelotões para destacar as temáticas da Independência do Brasil e estão se preparando para o desfile nas avenidas do Grande Promorar. A organização conta com ensaios e preparação de figurinos e adereços.

“Apoiaremos cada um desses momentos que destacam a grande importância e valor que é a independência do nosso Brasil. Temos incentivado toda essa mobilização para que os estudantes possam comemorar e entender o significado de toda essa luta que nós conquistamos ao longo dos anos”, completou o secretário da Educação, Washington Bandeira.






Tópicos: desfiles, estadual, escolas