Escola cria Clube de Leitura e desperta interesse dos alunos

25/06/2022 10h08


Fonte Seduc

Imagem: DivulgaçãoEscola cria Clube de Leitura e desperta interesse dos alunos.(Imagem:Divulgação)

A surpresa ao terminar o capítulo de um livro e poder conversar com amigos sobre os personagens torna a leitura bem mais interessante. Esta é nova realidade dos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor José Amável, localizada no bairro São Cristóvão, zona leste de Teresina, que têm à disposição um clube de leitura.

Para melhorar a comodidade dos estudantes, a gestão escolar inaugurou um espaço nas dependências da unidade e está organizando-o com equipamentos, carteiras, entre outros. Os estudantes irão escolher o nome do espaço por meio de eleição.

O projeto do Clube de Leitura foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Katiúscia Macêdo, que identificou durante as aulas a necessidade de ampliar o repertório de leitura dos estudantes prestes a realizar as provas do Enem. O centro de tempo integral atende a 344 estudantes e inicialmente 60 alunos já fazem parte do Clube.

“Diante da dificuldade em desenvolver habilidades leitoras, a equipe elaborou um espaço diferente em que os alunos poderiam discutir, analisar e planejar a respeito de textos verbais ou semióticos”,
informou a professora.

A professora Katiuscia, mestra em letras, tem 22 anos de serviço público e acredita que a educação liberta, amplia os horizontes e como aluna de escola pública, confia que seus alunos são capazes de serem sujeitos autônomos e leitores assíduos.

“Os encontros serão para leitura guiada e leitura livre, à escolha de trios de alunos. Periodicamente, os alunos promoverão eventos literários para a comunidade escolar, como o Jardim literário-homenagem a Manuel Bandeira, Troca-troca literário, Sarau e outros”,
afirmou a orientadora.

Inicialmente as leituras estão sendo realizadas por meio de edições digitalizadas (PDF). A escola organizou uma lista de livros para aquisição junto à sede administrativa que incluem autores como o piauiense Assis Brasil e e a autora cearense Raquel de Queiroz, que conversa com a realidade de muitos estudantes.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Tamiles Santos comemorou a iniciativa da leitura compartilhada com os colegas de turma.

"O projeto do Clube de leitura foi uma iniciativa maravilhosa que a professora Katiuscia teve para que pudéssemos desenvolver a leitura de uma forma diferente, em um espaço novo. É um projeto em que podemos compartilhar a leitura em um ambiente confortável, que vai nos trazer muitas inspirações e aprendizados, pois sei que em nosso clubinho vamos aprender sobre a leitura de uma forma diferente e muito legal”, relatou entusiasmada.

A rotina para além da sala de aula é um atrativo a mais para o jovem Juan Barbosa.

”Esse projeto para mim é muito importante, pois é nele que a gente sai um pouco da rotina escolar e “relaxa” no curto tempo que a gente tem. Vale também lembrar da importância do aprendizado que ele nos trará, muitas riquezas de conhecimento, aventuras”,
disse o estudante.

O Ceti Professor José Amavel desenvolve diversos projetos para os estudantes voltados para a preparação do Enem na área de exatas; o projeto de artes marciais; projeto de robótica, entre outros.

A pouco mais de nove meses à frente da gestão do Ceti, o diretor Elcimar Marinho informou o ganho para os alunos com no desenvolvimento de diversos projetos.

“Estes são projetos para fazer com que a escola se movimente, por meio de ações como essa conseguimos instigar dos alunos para além das salas de aulas, principalmente os da 3ª série do Ensino Médio. O projeto apresentado pela professora foi logo acolhido, pois os alunos se sentem muito a vontade com a Katiuscia e ela encontrou uma forma deles assimilarem o conteúdo de forma bem descontraída”, concluiu o gestor.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, alunos, leitura