Enem: mais de 200 estudantes da rede estadual participam de preparatório na 21ª edição do Salipi

15/08/2023 13h09


Fonte Governo do Piauí

 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) preparou uma programação especial para a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que está ocorrendo no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. Até o dia 18 de agosto, os estudantes da 3ª série do ensino Médio da rede estadual da Educação assistem às aulas de revisão preparatória para as provas do Enem e do Saeb, dentro do projeto “Imersão Enem”.

Criado pela Fundação Quixote, em parceria com a Seduc, o projeto foi pensado para que os alunos da 3ª série do ensino Médio, que estão focados no Enem e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), não percam aulas durante a visita ao Salipi. Além da oportunidade de participar das revisões, os estudantes podem visitar a Feira e participar de outras atividades do evento.
Imagem: DivulgaçãoEnem: mais de 200 estudantes da rede estadual participam de preparatório na 21ª edição do Salipi.(Imagem:Divulgação)Enem: mais de 200 estudantes da rede estadual participam de preparatório na 21ª edição do Salipi.

“A Secretaria da Educação está com uma programação especial no Salipi 2023 com estande e com a Imersão para o Enem. Além disso, os alunos também participam de visitas e recebem cheques-livros da Seduc para conseguir fazer a aquisição de obras literárias e de outras áreas também”, explica a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

A estudante Maria Luiza Braz, aluna da 3ª série do ensino Médio, participou do Imersão Enem e conta que a iniciativa dá oportunidade a todos os alunos que estão se preparando para fazer o Enem e o Saeb neste ano. “É extremamente importante essa preparação. Espaços assim dão a possibilidade para que os alunos possam ingressar nas universidades e se destacarem em todas as avaliações externas. Acredito que é necessário ter esse olhar direcionado aos alunos que são da rede pública”, elogiou a estudante do Liceu Piauiense.
Imagem: DivulgaçãoMaria Luiza Braz, aluna da 3ª série do ensino Médio.(Imagem:Divulgação)Maria Luiza Braz, aluna da 3ª série do ensino Médio.

Estade “Acelera Seduc”

Paralelamente às revisões da Imersão Enem, a Seduc organizou um estande com uma programação especial para que o público presente no Salipi possa conhecer os principais projetos de leitura produzidos nas escolas da rede estadual da Educação.

No espaço, as escolas apresentarão ao público os principais projetos de leitura e práticas pedagógicas, com a participação de alunos, professores e gestores até o dia 18 de agosto, nos turnos manhã e tarde. Dentre as apresentações estarão peças teatrais, poesias, desenhos, fotos, músicas, exposição de obras literárias e demais projetos.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de incentivar a leitura dos estudantes. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhorar seu raciocínio lógico, sua escrita, a fala e a sua própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Além dos cheques-livros e do Imersão Enem, iremos levar algumas ações de leitura desenvolvidas nas escolas de tempo integral para apresentação à sociedade para que todos conheçam o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas, pelos nossos professores e estudantes”, comentou Bandeira.



Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: alunos, enem, salipi