Enem digital tem 68% de abstenção, anuncia Inep

31/01/2021 23h49


Fonte G1

 O Inep, organizador do Enem, anunciou uma abstenção de 68% entre os 96 mil candidatos confirmados na versão digital do exame, que ocorre neste domingo e no próximo (7/2). Um total de 29.703 pessoas fizeram a prova neste primeiro dia (na entrevista coletiva foram anunciados 34.590 candidatos, número depois alterado em comunicado).

O presidente da autarquia, Alexandre Lopes, disse que "tivemos alguns problemas, mas todo processo inédito está sujeito a obstáculos".

De acordo com Lopes, 93 mil máquinas foram usadas no Enem digital. Sobre o alto número de abstenções, declarou que é "em função da pandemia".


Mais cedo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, comentou as falhas e citou uma sobrecarga no sistema. "Ainda não tenho todos os relatos de problemas, mas isso iria acontecer por causa de sobrecarga do sistema."

Ele também disse que os candidatos que enfrentaram essas dificuldades poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Especialistas em educação ouvidos pelo G1 afirmam que obstáculos precisarão ser superados para que o Enem digital seja aplicado para os mais de 5,5 milhões de estudantes que fazem a versão impressa. O Inep afirmou que o objetivo é tornar o Enem 100% digital até 2026.

As provas da versão digital já foram divulgadas no site do Inep.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: candidatos, enem, digital