Enem 2020: prova foi de dificuldade média e sem polêmicas, avaliam professores

18/01/2021 18h14


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJair bolsonaro(Imagem:Reprodução)
 Para professores de cursinhos pré-vestibulares, a primeira prova do Enem 2020, aplicada neste domingo (17), estava com nível médio de dificuldade, equilibrada na distribuição de conteúdos e sem questões polêmicas.

"Mantendo a tradição, foi uma prova bastante interpretativa, com muito texto, e às vezes isso pode cansar o aluno ao longo da prova", avaliou o professor Daniel Cecílio, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante.

Assim como na Fuvest, aplicada no domingo (10), nenhuma questão citou diretamente a pandemia de Covid-19. No entanto, uma questão citou a música "Bum bum tam tam", do MC Fióti. Nesta semana, o músico gravou um clipe no Instituto Butantan, em São Paulo, com nova uma versão do hit, em homenagem à CoronaVac.

O tema da redação - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - foi considerado pertinente pelos professores. "Tem muito a ver com esse ano pandêmico. Foi uma discussão que se acentuou bastante na sala de aula, com a questão do home office, a aulas on-line, e o estresse das telas, por exemplo", disse a coordenadora de redação do Poliedro, Maria Catarina Bózio.

Na prova de história, chamou atenção dos professores a ausência, pelo segundo ano seguido, de questões sobre a Era Vargas ou sobre a ditadura militar.

A prova trouxe questões sobre escravização de chineses, insurreição pernambucana, independência dos Estados Unidos, revolução francesa e reformas macroeconômicas no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Houve ainda perguntas sobre desigualdade de gênero, como uma que abordava a diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta.