Enem 2020: a dois meses do exame, saiba como se preparar para a prova

17/11/2020 15h19


Fonte G1

Imagem: Surface / UnsplashCandidatos ao Enem 2020 devem se preparar para a prova em meio à suspensão das aulas presenciais.(Imagem:Surface / Unsplash)Candidatos ao Enem 2020 devem se preparar para a prova em meio à suspensão das aulas presenciais.

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem contar com materiais oficiais do governo para se prepararem para as provas. A data original, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.

O Enem 2020 será aplicado nos dias:
  • 17 e 24 de janeiro (prova impressa)
  • 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital)
Como estudar para o Enem 2020
Com a suspensão das aulas presenciais na maior parte do país, o Enem 2020 trará um desafio a mais para os candidatos: a preparação para a prova a partir de estudos em casa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, disponibiliza em seu portal provas e gabaritos de edições anteriores. Assim, é possível estudar com base no que já caiu no Enem.

O portal do Inep sobre o Enem é o https://enem.inep.gov.br/antes#prepare-se-para-provas

Além disso, o Inep também disponibiliza a Matriz de Referência do Enem, com a descrição do que será avaliado em cada área do conhecimento.

Na Cartilha do Participante, há orientações sobre a redação, com dicas sobre como estruturar o texto, e exemplos de redação nota 1000 (a maior atingida no exame). Este material tem uma versão direcionada àqueles que têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua.

O Inep também tornou disponível o manual de correção, usado para treinar os corretores das provas. Assim, os candidatos saberão o que o corretores buscam no texto para avaliá-lo.

Na Plataforma Videoprova em Libras, é possível estudar questões de provas anteriores traduzidas para os candidatos surdos.

Planos de estudos
Para se preparar para o exame, professores de cursinhos sugerem que os alunos façam cronogramas de estudos, separando o que será estudado em cada dia da semana.

Nesta reportagem do G1, há sugestões de estudos para cada dia da semana. Também é possível saber quais temas priorizar dentro de cada área.

Redação
Além dos materiais do Inep sobre a correção da redação, é possível se preparar para a redação sabendo quais são os principais erros que aparecem nos textos.

Uma análise feita pela Letrus, uma empresa de tecnologia com foco em educação, em mais de 240 mil redações feitas por estudantes do ensino médio a partir de temas propostos para o Enem, aponta onde os candidatos mais erram.

Os principais deslizes são no uso de crase, acentos, "onde", "aonde", e dos porquês, conforme o G1 mostrou nesta reportagem

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: enem, estudos, inep