Em Picos, estudantes de escolas estaduais comemoram aprovação em universidades públicas

02/02/2024 12h19


Fonte Governo do Piauí

O pai de Jaqueline de Sousa só sabe escrever o próprio nome e a mãe concluiu apenas o ensino fundamental, mas isso não a impediu de ir além. Estudante da Unidade Escolar Mariano Borges Leal, no município de Itainópolis, a jovem de 18 anos se prepara agora para cursar Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela foi aprovada para ingresso no ensino superior por meio do Sisu.

“Minha preparação foi mais na escola, com aulas de reforço para o Enem, aulas de redação. Também participei das revisões Pré-Enem e Pré-Saeb da Seduc. Eu estou muito feliz por ter conseguido passar para a UFPI. A escola onde estudei fez um passeio por lá e nos mostraram a universidade todinha e foi nessa viagem que eu me interessei ainda mais pelos estudos e almejava estudar ali. Graças a Deus consegui passar para o lugar que eu queria”, conta Jaqueline.

Os pais da estudante Lara Jéssica Alves Pereira, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Coelho Rodrigues, em Picos, são agricultores e estão orgulhosos com a filha. Ela foi aprovada no curso de História na UFPI. A jovem de 18 anos explica que participou de revisões na escola e que está ansiosa para começar o curso. “Estou muito confiante que vai ser maravilhoso e espero conseguir dar o meu melhor”, relata Lara.

Rebeca Kauany estudou no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Mário Martins, em Picos. O pai trabalha em uma empresa de internet e a mãe é auxiliar de cozinha. Aprovada no curso de Sistemas de Informações na Universidade Federal do Piauí (UFPI), ela conta que as revisões do Pré-Enem e as aulas de recomposição da aprendizagem foram essenciais para sua preparação.

“Estudava também por meio de videoaulas e resolvendo questões. Estudava à noite e aproveitava o final de semana para revisar os conteúdos e praticar redação. Estou com muitas expectativas, espero me identificar com o curso e ser bem-sucedida em minha carreira profissional”, afirma a jovem de 17 anos.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ufpi, curso, enem