Em Bom Jesus, mais de 500 estudantes da rede estadual da Educação revisam conteúdos para o Enem

29/10/2023 08h59


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoEstudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.(Imagem:Divulgação)Estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.

Com a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ser realizada no domingo (5), os estudantes da rede pública estadual se preparam em mais uma revisão da caravana Novo Pré-Enem + Pré-Saeb Seduc: Na Estrada. Desta vez, os estudantes beneficiados foram os do município de Bom Jesus.

Cerca de 550 estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram na Escola Municipal São José para acompanhar as aulas das disciplinas de Matemática, com Bemerval Castro; Língua Portuguesa, com Walderice Carvalho; Redação, com Hildalene Pinheiro; Ciências Humanas (História), com Keury Campelo; e Ciências da Natureza (Biologia), com Hamanda Soares.

As revisões do Pré-Enem Seduc são marcadas também pela descontração entre as aulas com sorteios de brindes e diferentes desafios. A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Viviane Holanda, comandou as dinâmicas na revisão e repassou uma mensagem de incentivo a todos.

“Percorremos o Piauí e vimos que os alunos e professores compraram a ideia para que tivéssemos destaque na prova Saeb e também na prova Enem, com mais aprovações. Temos certeza que ‘quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem’, pois temos um trabalho dedicado à redação, temos inteligência artificial na plataforma do Canal Educação, materiais de estudantes. Enfim, são diversas ações para que os estudantes alcancem suas aprovações”, lembrou a superintendente Viviane Holanda.

Atenta a todas as dicas dos professores na revisão, Emanuela França, estudante da Unidade Escolar José Lustosa Alves Filho, de Bom Jesus, se sente preparada para o Enem diante do suporte garantido pela escola. "A revisão neste momento é importante para termos novas estratégias e com isso fazermos uma boa prova e ter um ótimo resultado no Enem. A escola tem preparado muitos conteúdos com os simulados do Pré-Saeb o que termina por ajudar na preparação, principalmente na matemática", afirmou a aluna.

Mais Formação Saeb

Outro eixo de preparação da Seduc é dedicado à atualização pedagógica dos professores, tendo mais de 30 professores de Língua Portuguesa e Matemática participando da capacitação “Mais Formação Saeb”. A ação é focada nos docentes, que têm a oportunidade de melhorar seus planos de aula, articular novas estratégias e refletir sobre caminhos diferentes para lidar com os desafios da sala de aula e as dificuldades de cada estudante, baseado em dados e evidências.

Imagem: DivulgaçãoEstudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.(Imagem:Divulgação)Estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram para revisar os conteúdos antes das provas do Enem.



Novo Pré-Enem Seduc PPL

Ainda na preparação para o Enem, os reeducandos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez participaram da revisão, com os mesmos professores e disciplinas da revisão "Na Estrada" em Bom Jesus. Para a reinserção social por meio da educação, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem possibilitado a aulas preparatórias para reeducandos das unidades penais do Piauí em instituições de Ensino Superior por meio do Enem PPL.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o planejamento de ações adedicadas ao Saeb e ao Enem. “Este é o maior programa de inclusão Universitária, com mais de 20 ações que trabalham a mobilização e o reforço para as provas do Enem. E, neste ano, conciliamos a preparação para o Enem e para o Saeb. O trabalho irá continuar até as datas de aplicação das provas com diversas atividades no intuito de preparar da melhor forma os estudantes da nossa rede de ensino", afirmou o secretário.

As revisões organizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram transmitidas pela TV Meio Norte, além da cobertura pela plataforma do Canal Educação no YouTube.

Tópicos: estudantes, enem, seduc