Egressos da UESPI se destacam no mercado de trabalho e em ações que ajudam a comunidade

06/09/2021 19h05


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoEgressos da UESPI se destacam no mercado de trabalho e em ações que ajudam a comunidade(Imagem:Reprodução)Egressos da UESPI se destacam no mercado de trabalho e em ações que ajudam a comunidade

A dedicação e o compromisso dos alunos formados pela Universidade Estadual do Piauí produzem benefícios a toda comunidade. Para a coordenadora do programa de egressos da UESPI, professora Dalva Stella Ferreira, as ações dos ex-alunos são frutos da formação de qualidade ofertada pela instituição.

Conheceremos nesta reportagem o trabalho e as ações de egressos da UESPI que estão ganhando notoriedade e relevância social no Piauí.

Trabalho em Penitenciárias do Estado

A cirurgiã-dentista Stella Araújo, coordenadora de saúde bucal do Sistema Prisional do Piauí, desenvolve ações em penitenciárias do estado, levando aos detentos informações preventivas sobre o bem-estar bucal. Formada desde 2018 no curso de Odontologia, campus Parnaíba, Stella é entusiasmada com trabalhos e ações coletivas.

“Gosto muito do trabalho preventivo e aprendi isso na UESPI. Éramos muito incentivados para desenvolvermos ações coletivas, inclusive participei de muitos projetos enquanto acadêmica e foi daí que surgiu minha paixão. Então, como coordenadora, não fico distante, eu busco fazer parte também da vida dentro das unidades. E tenho feito isso através de ações nas unidades”, expressou a egressa da UESPI.

Stella entende como fundamental o cuidado com a higiene bucal em qualquer momento da vida. “Sabemos o quanto se sentir bem com o sorriso e com a saúde bucal nos traz segurança em todas as áreas. Então fazemos roda de conversa e trabalhamos da melhor forma para que os detentos consigam cuidar da saúde”, pontuou.

Escola com projetos voltados para as necessidades da comunidade

Maria do Rosário Moura Meneses formou-se no curso de Pedagogia da UESPI em 2008. Atualmente é gestora do CMEI Professora Antônia Nonato, no bairro Ilhotas em Teresina. Na escola, juntamente com um grupo de professores e colaboradores, desenvolve ações sociais que beneficiam os estudantes e demais membros da comunidade na região.

A egressa do curso de Pedagogia, do campus Torquato Neto, destaca dentre as ações que desenvolve na instituição o projeto “auxílio reforço escolar”, destinado aos alunos que não têm como ter acompanhamento das atividades em casa. “Em determinado período do ano, selecionamos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem para um reforço de alfabetização. Essa é a vertente do CMEI que coordeno: atender além daquilo que está proposto no currículo regular e desenvolver ações que contemplem as necessidades da comunidade”, comentou a gestora.

No período de Pandemia, o grupo coordenado pela egressa continua prestando assistência a comunidade e também já se articula para ações no retorno do período presencial – híbrido.

Entrega de kits de alimentação para famílias dos alunos da escola

Atuação na assistência técnica da produção rural

Thamires da Silva Araújo também integra o quadro de ex-alunos que estão se destacando na profissão. Formada em Engenharia Agronômica desde 2018 pela UESPI, campus Parnaíba, hoje atua como assistente técnica na Fazendo São Francisco em Parnaíba.

“Sou responsável pelos setores de ordenha e recria dos animais. Minhas principais atribuições são o treinamento dos colaboradores, definição das rotinas e procedimentos para atendimento das normas, levantamento de dados e elaboração de relatórios gerenciais”, disse Thamires sobre sua atuação.

Fazenda São Francisco – Local de trabalho da agrônoma Thamires

Ela ainda conta que tais habilidades na área foram desenvolvidas ainda na graduação. “O interesse pela área surgiu no meu estágio de conclusão do curso no ano de 2018, no qual trabalhei em uma propriedade onde tive o primeiro contato com a atividade leiteira”, explicou a agrônoma. Após o período de estágio, a egressa fez um curso voltado para a gestão de pessoas na pecuária leiteira na ESALQ/USP.

Thamires é egressa da UESPI desde 2018

Com base na própria experiência, Thamires deixa uma dica para os alunos que estão na graduação: “Gostaria de salientar a importância da escolha de um estágio de conclusão de curso que traga possibilidades de desenvolvimento profissional”, comentou a egressa.

Egresso e professor da UESPI

Dario Calçada é docente do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual no Campus de Parnaíba. Ele foi aluno da UESPI e concluiu o curso em 2002. Durante algum tempo foi professor da Educação básica e também docente substituto na UESPI. Em 2018 passou a integrar o quadro de docentes efetivos, após aprovação no último concurso para professor efetivo da UESPI

No áudio a seguir, o professor Dario destaca como a UESPI foi fundamental para suas conquistas acadêmicas

Retribuição

A prof.ª Dalva Stella finaliza ressaltando a importância da contribuição dos ex-alunos para a instituição. “Esse feedback permite que nós continuemos trabalhando na formação integral dos nossos estudantes em todos os cursos”.

Os alunos egressos da UESPI podem fazer parte do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), que tem como propósito acompanhar os egressos dos cursos de graduação da UESPI a fim de obter pela sua visão, um retorno da formação oferecida, contribuição para sociedade e reconhecimento da instituição.

Os egressos podem preecher o questionário do PAE para participar do programa.

Saiba mais sobre o PAE

O programa de Acompanhamento de Egresso – PAE é uma metodologia de pesquisa e avaliação que surge com a finalidade de facilitar a troca de informações e a integração da instituição com os ex-alunos e consequentemente com a sociedade. O programa, visa construir um panorama acerca dos egressos, sua inserção no mercado de trabalho e a contribuição da IES para a sociedade. O que consequentemente permitirá à UESPI saber onde estão seus ex alunos, o que estão fazendo e qual sua contribuição social a partir do curso que escolheu estudar na IES e qual a quantidade e a qualidade desta contribuição para o desenvolvimento sócio econômico, humano e cultural do Estado do Piauí e quiçá de outras regiões do país.

Assim sendo, o Programa de Acompanhamento de Egressos tem a pretensão de constituir-se numa fonte de dados e informações para a auto-avaliação permanente da Universidade Estadual do Piauí, o que proporcionará a IES a avaliação da qualidade dos serviços educacionais prestados à sociedade e a adequação das matrizes curriculares ofertadas às demandas econômicas e sociais.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: uespi, curso, egressos