Educação pública do Piauà vira referência com salto digital e uso de inteligência artificial
03/05/2025 09h55Fonte Governo do PiauÃ
Quando se trata de revolução tecnológica na educação, muitos podem associá-la a realidades de países desenvolvidos. No entanto, esse avanço tem ocorrido de forma concreta no Piauí. A transformação digital conduzida pela Secretaria de Estado da Educação tem projetado o estado como uma referência internacional, com iniciativas inovadoras que colocam os estudantes da rede pública na vanguarda do conhecimento e da tecnologia.O assunto foi destaque na segunda edição do Papo de Governança, realizada nessa sexta-feira (2), no Centro de Convenções de Teresina. O encontro reuniu gestores e especialistas para discutir os avanços da transformação digital no estado.
Imagem: Divulgação
Secretário de Educação, Washington Bandeira.

Durante a roda de conversa sobre Economia Digital e Inovação Pública, o secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou um dos marcos dessa virada tecnológica: o ensino de Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas. O projeto foi tão ousado quanto necessário — e acabou chamando a atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que reconheceu o Piauí como o primeiro território das Américas a tornar o ensino de IA obrigatório na Educação Básica. A iniciativa inédita tem impactado mais de 120 mil estudantes, sendo preparados para um futuro que já começou.
Da sala de aula para o mundo
Mas a transformação vai além da sala de aula. O Seduckathon, maratona de inovação voltada para estudantes de cursos técnicos como Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais, é um dos braços desse novo modelo educacional. Na edição deste ano, o projeto levará 130 estudantes e 26 professores para uma jornada internacional de conhecimento em seis países.
“É uma oportunidade única para que nossos jovens vejam na prática o que está sendo feito de mais moderno no mundo e, ao mesmo tempo, tragam ideias para aplicar em suas realidades”, pontua Washington Bandeira.
Imagem: Divulgação

Tecnologia com propósito
Outras ações também mostram que essa revolução é consistente e pensada com propósito. A Seduc implementou plataformas de ensino de inglês com IA, criou Laboratórios de Inovação e Tecnologia, e lançou o Programa de Empreendedorismo Digital, em parceria com o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Além disso, o Portal de Serviços da Seduc encurtou o caminho entre escolas e a gestão estadual, facilitando o encaminhamento de demandas de forma ágil e resolutiva.
“Nosso foco é preparar os jovens para esse novo mundo, com ferramentas que vão além do conteúdo tradicional. A gente quer que eles sejam protagonistas no presente e no futuro digital que já está batendo à porta”, reforça o secretário.
Imagem: Divulgação

Educação como pilar da transformação
O Papo de Governança não é só sobre tecnologia — é sobre pessoas. O evento tem como objetivo principal colocar o cidadão no centro das políticas públicas, além de discutir como a tecnologia pode facilitar, humanizar e transformar vidas.
Com o tema “Governo, Economia e Sociedade Digital”, a segunda edição do encontro mostrou que o Piauí está sim na vanguarda da inovação. “Quando o assunto é Educação pública com propósito, a gestão do governador Rafael Fonteles está indo além do discurso: está entregando futuro”, finalizou Bandeira.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook