Educação fez piauiense romper fronteiras e conquistar mercado exterior

02/07/2022 09h31


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDener Miranda(Imagem:Divulgação)Dener Miranda

A educação fez o parnaibano Dener Miranda superar barreiras, cruzar fronteiras e realizar muitos de seus sonhos. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, Dener fez todo ensino fundamental e médio na escola pública em Parnaíba, fez o curso técnico em informática e turismo. "Queria saber o que gostava de fazer", disse.

Dener descobriu o que queria e abraçou o mundo da informática, das novas tecnologias e está feliz da vida, morando em Parnaíba, trabalhando para empresas norte-americanas e europeias e, o melhor, empenhado em desenvolver projetos para capacitar jovens a entrar nesse mercado fascinante.

Ciência Sem Fronteiras

Ao Jornal Meio Norte, Dener deixa claro que sempre priorizou os estudos, a formação, a disciplina e aproveitou todas as oportunidades que surgiram em sua vida e uma das mais impactantes foi o Ciência Sem Fronteiras, que o levou para Escócia, onde aperfeiçoou seu inglês, mas também o fez aprender novas culturas e experiências. "Infelizmente o programa foi extinto", lamentou.

Uma das últimas viagens que fez foi quando integrou a equipe do Governo do Piauí para Estônia do qual participaram o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; a presidente da Junta Comercial (Jucepi), Alzenir Porto e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto com o objetivo de formalizar parcerias entre entidades para compartilhar conhecimentos.

Estônia

Segundo Dener, uma das coisas boas que percebeu foi o fato de nessa missão, o Piauí também apresentou na Estônia projetos que funcionam bem, como por exemplo, a celeridade na abertura de empresas no estado. "É muito rápido, principalmente para empresas de baixo risco. Tudo é feito de forma digital. Então, nós levamos e trouxemos experiências", disse.

Programa tecnológico no PI totalmente integrado

Dener diz que a Uespi foi a primeira universidade do Brasil a firmar acordo de cooperação com a universidade estoniana, a Tallinn University of Technology, famosa pela criação do skype.

"Com toda sua expertise, Dener informa que não tem uma empresa ou startup. "Tenho experiência, tenho trabalhado em startups e empresas internacionais desde 2016, iniciando com um estágio numa startup holandesa, mas o objetivo é criar uma nova empresa em Parnaíba com foco em exportação, sob minha liderança", disse.

A ideia, segundo Dener, é criar um programa tecnológico no Piauí totalmente integrado. A estrutura é para o ano que vem, abrir curso de formação para atender a academia e também estender à população.

Oportunidade

Com esse curso na Uespi, Dener diz que o objetivo é conseguir dar oportunidade aos alunos para exportação de serviços e trabalhos para empresas estrangeiras.

Para Dener, no Piauí, por meio do IFPI, universidades públicas já são formados bons profissionais. No entanto, muitos não passam por estágios e quando se formam, não despertam o interesse das empresas por falta de experiência profissional. "A ideia é que tudo seja estruturado para que o profissional participe do estágio, aprenda inglês e tenha colocação no mercado de trabalho e não dá para fazer isso sem integrar instituições de ensino, empresas e Governo", diz.

Proposta é tornar ZPE em hub de exportação de tecnologia


Em Parnaíba, Dener é atuante, trabalha na ZPE de Parnaíba e disse que a proposta é tornar a ZPE um hub de exportação de serviços em tecnologia.

"Foi assim que entrei nesse projeto da Investe Piauí e na ZPE", explica, enfatizando que ele já exportava seus serviços para Espanha e Estados Unidos. "Atualmente trabalho em projeto de modernização para sistema de empresa e mídia da Califórnia, em Los Angeles", afirmou.

Para Dener, um dos maiores desafios do Brasil é o domínio da língua inglesa e orienta estudantes que busquem conhecer e aprender o inglês, pois saber esse idioma permite a abertura de muitas oportunidades.

Oportunidade jovens

Dener reconhece que poderia morar e trabalhar em qualquer lugar do mundo. "Mas escolhi estar no Piauí trabalhando e colaborando. Assim como eu, quero que muitos outros jovens tenham oportunidade de crescer e conhecer o mundo profissionalmente", afirma.

Dener informa que a proposta da missão Estônia é trazer resultados positivos, os treinamentos serão realizados pela Uespi e a meta é internacionalizar empresas piauienses. "Queremos qualificar nossas empresas de tecnologia para que elas conquistem o mercado internacional", disse, declarando que daqui a 2 anos vislumbra o Piauí exportando serviços.

Câmara Setorial de Tecnologia


Atualmente, o Piauí tem uma Câmara Setorial de Tecnologia com 200 membros, dirigida por Ricardo Dantas. O Piauí voltará a ser um estado exportador, como foi anteriormente e para isso, Dener acredita no poder transformador da educação, a determinação dos piauienses, o potencial do Piauí em energias renováveis e boas experiências em educação como de Cocal dos Alves, uma experiência que pode ser replicada em outras cidades, além do investimento estadual na educação.

"Nossa economia é pequena, mas tem oportunidade para crescer bem. Temos capacidade de criar estado sustentável, focado na preservação do meio ambiente", diz, afirmando que vislumbra o Piauí exportando serviços e tecnologias e aos jovens, ele avisa, que a Europa já apresenta uma grande demanda por profissionais de tecnologia.