Educação do Piauí debate ciclo de aprendizagem e comemora resultados no Ideb

17/12/2022 10h12

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com



Os diagnósticos sobre o crescimento apresentados pela Educação do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é tema do encontro Ideb 2021: A aprendizagem acelera no Piauí, que aconteceu nesta quinta-feira (15/12), na cidade de Luís Correia e teve como público-alvo os técnicos das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Em parceria com o Instituto Unibanco, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu no encontro o compartilhamento de ações voltadas para a Educação que estão contribuindo para a elevação do IDEB, da qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, bem como atividades socioculturais.

Ellen Gera, Secretário de Estado da Educação, faz uma análise dos índices a serem comemorados. “Estamos encerrando o período letivo, fazendo balanço com as equipes que trabalham diretamente com o Ensino médio e Fundamental, com as Gerência Regionais e Instituto Unibanco, que tanto auxilia a educação piauiense por meio do Circuito de Gestão Jovem de Futuro. O Piauí tem avançado bastante na educação, melhorado os índices de aprendizagem, combate ao abandono, evasão escolar e distorção idade série, além de ampliar as taxas de aprovação de nossos estudantes. Estamos no caminho certo. Agora as equipes devem apontar para o planejamento do ano letivo de 2023, com a certeza de que a educação estadual continuará crescendo nos próximos anos”, disse o atual secretário.

De acordo com Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, o encontro é estratégico para avaliar as ações que tiveram impacto positivo na aprendizagem. “Este é o momento de apresentação das atividades realizadas nas 21 GRES e estas demandarem suas principais dificuldades, superações e perspectivas de trabalho para 2023. Foram discutidas atividades tendo foco de indicadores educacionais como acesso e permanência na escola, ações voltadas para o currículo, avaliação e formação, Pré-Enem Seduc, mediação de conflito, então, o momento hoje é de entregar todas as atividades consolidadas durante o ano de 2022 e o planejamento para ações do ano seguinte seguindo das boas práticas”, afirmou a diretora.

O Estado elevou o desempenho do Piauí da 14° para a 9° posição no ranking educacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo dados publicados em setembro de 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), o Piauí avançou no Ensino Médio com o índice do estado de 3,7, em 2019, saltou a 4,0, em 2021. No Ensino Fundamental, o estado também apresentou evolução na avaliação. Em 2019, a nota as séries finais, do 6º ao 9º ano, a pontuação saiu de 4,3 para 4,9, superando a meta estabelecida para 2021 que foi de 4,7.

Imagem: SeducEducação do Piauí debate ciclo de aprendizagem e comemora resultados no Ideb(Imagem:Seduc)Educação do Piauí debate ciclo de aprendizagem e comemora resultados no Ideb

Coordenando os trabalhos desempenhados em 23 unidades de ensino, jurisdicionadas à 8ª Gerência Regional de Educação, Tatiane Barbosa de Carvalho, considera o evento primordial para compartilhar ferramentas de resultados, corrigir falhas e ampliar o repertório de ensino.

“O evento nos faz pensar a educação com resultados e metas, pois para termos bons ganhos é preciso que a gestão pública aconteça na sua excelência. A Seduc durante todo este percurso tem feito um trabalho de aprimoramento importante e o evento vem à acrescentar a evolução de educadores, com o compartilhamento dos trabalhos nas GREs, e a soma das atividades desempenhadas no chão escolar. Trouxemos a experiências com busca ativa escolar, circuito de ciências, atividades esportivas e culturais, ou seja, todas as intervenções de aprendizagem que se mostram efetivas nos dados consolidados no Ideb como uma evolução dos índices do Piauí”, pontuou.

Na ocasião foi apresentado um documento com todas as ações realizadas pela Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (Unea), e todas as Gerência Regionais receberam uma cópia do relatório de atividades.

Durante o evento, as equipes prestaram homenagens ao atual secretário de educação, Ellen Gera que deixa a pasta e segue para um novo desafio EM 2023, como diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado – ATI.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ideb, aprendizagem, educa??o