ECO EducAÇÃO: Governo lança programa na área de educação ambiental voltado à comunidade escolar

15/11/2023 12h01


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoECO EducAÇÃO: Governo lança programa na área de educação ambiental voltado à comunidade escolar(Imagem:Divulgação)ECO EducAÇÃO: Governo lança programa na área de educação ambiental voltado à comunidade escolar

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nessa terça-feira (14), o Programa ECO EducAÇÃO, ação inovadora para a área da educação ambiental, voltado à comunidade escolar da rede pública de ensino do Estado. A iniciativa atende à Política Estadual de Educação Ambiental (lei nº 8.100/23) e é prevista no programa ECO Piauí, lançado em junho. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a presença dos gestores da Semarh e da Seduc, Daniel Oliveira e Washington Bandeira.

Durante o lançamento, os secretários fizeram, juntos, a apresentação geral do ECO EducAÇÃO, destacando os objetivos, eixos do projeto e a forma como a parceria entre as secretarias será executada e desenvolvida. "Sinergia não é só ter o mesmo objetivo. Sinergia consiste em que os dois órgãos estejam totalmente alinhados, em ações conjuntas e sincronizadas, que é o que estamos realizando hoje aqui", destacou Daniel Oliveira.

Após a apresentação e intervalo, o evento seguiu com duas oficinas: “Arranjo Legal da Educação Ambiental”, com o facilitador Marcelo Amorim, e “A atual realidade socioambiental do Piauí e orientações para a elaboração do diagnóstico nas escolas", com o facilitador José Rodrigues, auditor fiscal da Semarh.

Daniel Oliveira destacou a importância e desafio de acompanhar e avaliar as métricas do programa para garantir resultados efetivos. "Esse não é um projeto teórico, mas prático e de alinhamento. Iremos manter a sinergia também com as Gerências Regionais de Educação (GREs), para aprimorar ainda mais o desenvolvimento de cada gerência e garantir que as ações sejam implementadas de maneira eficaz em cada escola da rede pública do Estado", pontuou o gestor.

Já Washington Bandeira ressaltou que o fortalecimento da sustentabilidade em todas as áreas do governo é uma prioridade do Plano de Governo de Rafael Fontes, e o Programa ECO EducAÇÃO vai ao encontro desse objetivo. "Por meio deste projeto, iremos realizar uma educação verdadeiramente integral, fortalecendo as competências e saberes das disciplinas regulares, e desenvolvendo habilidades como cidadãos, com responsabilidade ambiental e ações práticas de impacto positivo para o meio ambiente", afirmou o gestor.

São público-alvo do programa as Gerências Regionais de Educação e toda a comunidade escolar das escolas públicas estaduais do Piauí - direção, coordenação, administração, professores, alunos e pais de alunos. O objetivo principal do projeto ECO EducAÇÃO é criar um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, para implantar a educação ambiental de forma integrada, permanente e contínua no sistema de ensino público estadual do Piauí.

A iniciativa é prevista no programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí, e atende ao compromisso nº 5 do Governo do Estado, sob coordenação da pasta, que consiste em: Regulamentar a política estadual de educação ambiental (Lei nº 6565, de 30/07/2014) para a implementação da necessária sinergia entre a Semarh e Seduc.

Evento

A mesa de honra do evento contou ainda com a presença de Viviane Faria, superintendente de Ensino e Aprendizagem da Seduc; Carlos Alberto da Silva, presidente do Conselho Estadual de Educação; Marcelo Amorim, gerente de Educação Ambiental da Semarh; e Dr. Hélio Oliveira, deputado estadual.

O público presente ao lançamento recebeu um chaveiro personalizado com um QR Code de acesso aos documentos e toda a legislação relacionados ao Programa ECO EducAÇÃO.


Tópicos: estadual, projeto, escolar