Dia do Professor: paixão pela profissão atravessa gerações e passa de pais para filha

15/10/2022 11h08


Fonte G1 PI

Imagem: Reproduçãoo Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.(Imagem:Reprodução)o Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

No Dia do Professor, comemorado neste sábado (15), conheça a história de professores que se inspiraram em seus familiares para seguir a profissão. No núcleo familiar, três professores compartilham seu amor pela docência com tios, irmãos e até de pais para filha.

Como é o caso da professora de matemática Márcia Cinthia Vilarinho, que seguiu os passos de seus pais, também professores de matemática. Há 30 anos ela atua na educação da rede estadual de ensino e em instituições privadas.

"Eu comecei com eles [pais], tirando dúvidas de matemática, física. E minha paixão foi aumentando e eu percebi que era ali a minha área. Então fiz a licenciatura em matemática. Então eu percebi que aqui é a minha vida, me sinto muito bem",
afirmou.
Imagem: ReproduçãoDia do Professor: paixão pela profissão atravessa gerações e passa de pais para filha.(Imagem:Reprodução)Dia do Professor: paixão pela profissão atravessa gerações e passa de pais para filha.

Ainda segundo a educadora, durante a sua vida ela teve muitos professores que a inspiraram, mas que seus pais foram os percussores de sua história na educação. Para Márcia, ser professora é bem mais que transmitir conhecimento, é um missão.

"Não é só chegar em sala e transmitir o conteúdo, não é só abrir um livro, é você ouvir, é você deixar o aluno falar também, porque naquele momento tem uma transformação. Você passa a ser também um transformadora para aquele aluno",
explicou a professora.

De irmão para irmão

Além de possuírem o mesmo sangue, os irmãos Thiago Mário e Leonardo Oliveira também compartilham o amor pela educação, os dois são professores. Thiago, irmão mais velho, inspirou Leonardo para seguir a profissão.
Imagem: Reprodução  Dia do Professor: paixão pela profissão atravessa gerações e passa de pais para filhos.(Imagem: Reprodução )

"Eu sempre gostei de filmes de ficção científica, de entender como o mundo funciona. A nossa família já tem alguns professores, tenho primos professores de física, de biologia e então, inspirado nisso, em exemplos que a gente já tinha na família, amor pela ciência. Eu acabei caminhando para a educação, entrei na Química e não quero sair mais nunca", comentou Thiago.

Apesar da paixão em comum pela docência, os dois seguiram caminhos diferentes. Thiago é professor de Química e Leonardo de Sociologia e História. Mas em comum, compartilham o respeito e compromisso pelos estudantes.

"Esse é um trabalho de muita responsabilidade, ser professor no Brasil tem que se estar sempre motivado em, com certeza além do conteúdo didático, para além da sala de aula. Nós formamos cidadãos. Nós temos a missão de formar pessoas que contribuam com a sociedade",
declarou Leonardo.

Segundo os professores, acima da profissão em comum que os unem, suas maiores realizações em sala de aula são a formação e auxílio aos alunos na profissão que escolhem seguir.

Dia do Professor

O Dia do Professor ocorre em referência a D. Pedro I, que em 15 de outubro de 1827 publicou uma lei para desenvolvimento da educação no Brasil, como a instalação de escolas em todas as cidades. Porém, apenas mais de um século depois, um professor de São Paulo decidiu usar a data como momento para celebrar a profissão.

A iniciativa inspirou outras comemorações do tipo e se popularizou. O Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: professor, amor, profiss?o