Dia do Livro Infantil: incentivo à leitura é aliado na criação de laços entre pais e filhos

18/04/2021 10h54


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDia do Livro Infantil: incentivo à leitura é aliado na criação de laços entre pais e filhos(Imagem:Reprodução)
 O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado neste domingo (18) e mesmo antes da criança aprender a ler, os livros podem ser grandes aliados na educação, desenvolvimento e criação de laços e memórias entre pais e filhos.

Em Teresina, a professora Naise Caldas, mãe da Afra, de 5 anos, contou ao G1 que desde o início da gravidez incentivou o hábito da leitura na filha. Representatividade é uma das temáticas sempre abordadas nos livros que a menina tem acesso, por isso um dos livros mais marcantes até agora é Menina bonita do laço de fita, da escritora Ana Maria Machado.

"Comecei a inserir a leitura na rotina da Afra ainda na gestação. Todas as noites eu lia em voz alta para que ela identificasse a minha voz. Depois, durante o banho, eu contava historinhas para ela se distrair. O primeiro livro que comprei para ela foi Menina bonita do laço de fita por ter um significado muito grande para todas as crianças de cor, para todas as crianças negras. Hoje ela sabe de cor o livro", contou Naise.

Afra Caldas, filha de dois professores, ainda está na pré-alfabetização, mas tem uma relação interpretativa com as figuras que vê nos livros. Ela identifica, junta as palavras e faz de conta que lê. Para a mãe, as ações são valiosas e a família tem dois principais momentos dedicados à leitura em casa.

"Antes eu lia muito para a Afra na hora de dormir. Hoje uso um método chamado Arapuca. Desligo tudo que possa chamar a atenção, a deixo em um momento de ócio e coloco livros ao alcance e disposição dela no quarto ou em outro local da casa. Então ela vê aquele livro, tem curiosidade, senta e vai olhar as figurinhas. Em outros momentos ela pede para que eu, ou pai, leia para ela", disse a mãe.

Professora há 12 anos, Naise contou que durante a infância teve pouco contato com os livros e só foi ter prazer com os livros na fase adulta. Durante o mestrado, viu a necessidade de expandir e enriquecer seu vocabulário. Tímida e introspectiva na época, seguiu a dica de amigas, começou a ler e aos poucos foi perdendo o medo de falar.

"Minha infância é completamente diferente da infância da Afra. Como mães, uma das coisas que queremos é que a vida dos filhos seja diferente da nossa. Minha relação com os livros começou como uma obrigação durante o mestrado. Trinta minutos por dia. Depois virou uma hora, duas porque a leitura começou a ficar interessante", explicou.

Aos cinco anos, a pequena grande leitora tem sonhos. Um deles é ser professora, como os pais. "Eu quero ser professora porque quero ter uma família de professores. Mamãe professora, papai professor e eu professora", completou Afra.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: professora, livros, afra