Desempenho em olimpíada de conhecimento foi crucial para aprovação no ITA, diz estudante do PI

28/01/2024 10h04


Fonte Globo.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEstudante Vitor Luís, de 18 anos, único aprovado do Piauí no ITA 2024(Imagem:Divulgação)Estudante Vitor Luís, de 18 anos, único aprovado do Piauí no ITA 2024
O estudante Vitor Luís, de 18 anos, único aprovado do Piauí no exame do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2024, contou ao g1 que seu desempenho em uma olimpíada de conhecimento foi crucial para aprovação no vestibular mais difícil do país.

"Depois de ter conquistado ouro em uma olimpíada de física, ganhei uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio nas turmas ITA e IME [Instituto Militar de Engenharia]", explicou o jovem.

Isso aconteceu em 2019, após ele terminar o ensino fundamental e perceber que sua afinidade com as disciplinas de física, matemática e português o tornava um ótimo candidato para o ITA.

Com a mudança, ele passou a estudar em um colégio com turmas de preparação específica para a carreira militar. As turmas militares possuem uma carga horária de aulas aumentadas em relação ao ensino médio regular e o foco são as disciplinas de matemática, química, física, português e inglês.

"O primeiro ano foi bem difícil devido à pandemia, iniciamos as aulas, mas logo depois tivemos que nos isolar. No segundo ano e no terceiro eu só estudava, tanto no colégio quanto em casa, com revisões", contou Vitor Luís.

Durante esse tempo, ele ficou sem redes sociais, mas acabou não sendo aprovado e voltou a estudar, dessa vez no preparatório. Dessa vez, o estudante resolveu apostar em outra estratégia.

"Flexibilizei mais os momentos de lazer com minha família e amigos e no final do ano veio a aprovação. Fiquei muito feliz", declarou o jovem.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estudante, ensino, ita