Demora nas vacinas contradiz urgência da volta às aulas, diz ex-ministra da educação do Equador

20/03/2021 13h53


Fonte cartacapital.com

Imagem: DivulgaçãoDemora nas vacinas contradiz urgência da volta às aulas, diz ex-ministra da educação do Equador(Imagem:Divulgação)Demora nas vacinas contradiz urgência da volta às aulas, diz ex-ministra da educação do Equador

A pedagoga e pesquisadora equatoriana Rosa María Torres vê uma contradição na agenda da volta às aulas durante a pandemia. Se por um lado a escola é reconhecida de maneira unânime como espaço de convivência, diversidade e combate às desigualdades, agora, mais do que nunca, precisa oferecer condições mínimas de segurança sanitária para a retomada.

“A vacinação de professores contra a Covid-19 em muitos países é uma condição para a reabertura de escolas. No entanto, a taxa de vacinação varia muito em todo o mundo e na América Latina. Pode levar muito tempo para que todos os professores sejam vacinados. Isso contradiz a urgência de retornar à sala de aula”, adverte.

Rosa María, que já foi ministra da educação e cultura no Equador, participou esta semana do seminário internacional Arte, Palavra e Leitura, realizado pelo Itaú Social e Sesc São Paulo, com curadoria da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Emília. A pesquisadora participou da mesa “O valor da escola pública para além da pandemia”.

Em conversa com CartaCapital, a especialista falou sobre os problemas educacionais já existentes na educação, agravados pela pandemia, e que perduram para além da crise sanitária, essencialmente nos países da América Latina.

“A América Latina se concentrou nas últimas décadas na questão da qualidade da educação e negligenciou a questão da desigualdade, as grandes lacunas entre a educação urbana e rural, indígena e não indígena, pública e privada. Temos uma enorme dívida de inclusão e equidade em todos os nossos países”.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: educa??o, latina, pedagoga