Datafolha: Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades; 34% são contra

12/06/2022 13h55


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoDados do último levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo (12) pelo jornal
 Dados do último levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo (12) pelo jornal "Folha de S.Paulo", apontam que 50% da população brasileira é a favor das cotas raciais em universidades públicas.

Entre os entrevistados, 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo a "Folha de S.Paulo", a pesquisa foi feita em parceria com o Cesop-Unicamp sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec.


Em geral, o apoio às cotas é maior entre os mais jovens, escolarizados e com maior renda. A concordância também é superior entre a população preta (53%) e parda (52%) do que entre brancos (50%).

A aprovação passa para 60% entre pessoas com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo. Entre os pais de filhos em escolas públicas, há a maior falta de opinião sobre o tema: 11% desse grupo dizem não saber opinar sobre a questão, contra 3% no outro grupo.

A pesquisa Datafolha também fez perguntas sobre a abordagem da discriminação racial nas escolas e respeito às crenças religiosas. A maioria dos entrevistados (81,4%) concorda totalmente que a discriminação racial deve ser discutida nas escolas. O respeito a todo tipo de crença e prática religiosa na escola pública é apoiado por 93,7%.


Tópicos: pesquisa, escolas, cotas