Curso de capacitação reforça a importância e as funções do Grêmio Estudantil para estudantes

18/03/2024 16h34


Fonte Governo do Piauí

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), integrados a um grêmio estudantil, estão participando de um curso de capacitação para os novos componentes dos grêmios estudantis que serão traçados no ano letivo de 2024. A ação faz parte de um calendário com encontros formativos sobre a importância do Grêmio Estudantil para a escola.

De acordo com o supervisor dos Grêmios Estudantis da Seduc, Hedson Barata, mais de 30 escolas de Teresina já receberam a formação, com o material enviado para a gestão escolar para que a formação seja realizada.

“Estamos fazendo essa capacitação para líderes de turma e membros dos grêmios para eles terem consciência da importância dos grêmios estudantis em suas escolas, com responsabilidade, planejamento e poderem realizar suas ações, tornando assim as escolas mais democráticas e fazendo do aluno um protagonista estudantil”, afirmou o supervisor.

Os encontros formativos têm abordado assuntos sobre os objetivos e princípios das ações gremistas, leis que beneficiam os estudantes, funções dos cargos de grêmio, sugestões de temas para debates e passos para a formação de um grêmio.

Ezequiel Gomes, presidente do grêmio estudantil do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Francisco Luís de Oliveira, localizado no município de Jatobá do Piauí, afirma que os encontros contribuem positivamente para que os alunos gremistas saibam seu verdadeiro papel, bem como as suas atribuições frente a cada cargo que eles foram eleitos.

“Para esse ano, nós como grêmios temos muitas ideias e o principal objetivo é tornar a nossa escola cada vez mais atrativa e acolhedora e, principalmente, com a existência do protagonismo estudantil para trazer à tona os talentos de cada aluno para que eles possam dar a sua contribuição para o sistema escolar”, disse o aluno.

A Seduc, por meio da Supervisão de Grêmios Estudantis (SUGRES), tem incentivado a prática do diálogo entre os estudantes e a gestão escolar com a implantação de grêmios estudantis.

O Grêmio Estudantil representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam possibilidades de ação no próprio ambiente escolar e na comunidade.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao