Covid: 97% das escolas afirmam que contágio ocorre fora da instituição, diz Sindicato

07/03/2021 17h21


Fonte cidade verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCom o novo decreto do Governo do Estado (Nº 19.494), as escolas poderão continuar com as aulas presencias e remotas.    ?Nós entendemos que a escola é uma atividade essencial. Nós(Imagem:Reprodução)
 Relatório aplicado em 33 instituições particulares aponta que a maioria dos casos registrados da Covid-19 não ocorreu com a infecção em ambiente escolar. Das 33 escolas, 63.6% chegaram a registrar pelo menos um caso da doença. O relatório foi aplicado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) e o Cidadeverde.com teve acesso ao documento. Com os dados em mãos, o sindicato defende que o índice de transmissão da doença dentro da escola foi de "quase zero" nos dois primeiros meses desse ano.

As aulas presenciais foram retomadas em janeiro de 2021. Elas estavam suspensas por causa da pandemia da Covid-19, que tiveram os primeiros registros de casos confirmados no estado em março de 2020.

O presidente do Sinepe, professor Marcelo Siqueira, comenta que o relatório foi aplicado na quarta-feira (03). O professor ressalta que as suspeitas e os casos confirmados são repassados aos membros do Comitê de Operações Emergenciais do Governo do Estado do Piauí.

“A transmissão dentro da escola foi um caso ou outro. Temos o índice quase zero. Sempre repasso situações em que a escola está cumprindo o protocolo. Sempre que há uma suspensão de aula, uma criança que vai para casa. Suspender as aulas, que é o mais difícil, mostra que as escolas são responsáveis e evitam a transmissão do vírus dentro da escola”.

Com o novo decreto do Governo do Estado (Nº 19.494), as escolas poderão continuar com as aulas presencias e remotas.

“Nós entendemos que a escola é uma atividade essencial. Nós entendemos que as escolas (devem) ser as últimas a fechar e as primeiras a reabrir, caso isso seja preciso acontecer”, diz o professor sobre o fechamento das atividades para conter a disseminação do novo coronavírus no estado.

Siqueira ressalta que o sindicato acompanha os projetos de Lei que busca tornar a Educação uma atividade essencial. “Temos acompanhado um projeto de Lei que já passou na Câmara Municipal (de Teresina) e está dependendo da assinatura do atual prefeito”. Nessa semana, o sindicato também acompanha a tramitação de um projeto de Lei na Assembleia Legislativa.

Marcelo Siqueira acrescenta que o protocolo do Governo do Estado é claro: os pais ou responsáveis podem optar pelas aulas presenciais ou remotas nas escolas particulares.

“As escolas estão obrigadas a manterem as aulas remotas. Isso vem funcionando muito bem. Quem não quer, não vai para a escola. As aulas presenciais estão funcionando muito bem, sem perigo. Não precisa ter essa discussão. As aulas atendem aos dois públicos: quem quer e quem não quer presencialmente”.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews