Conheça os projetos das escolas estaduais que serão apresentados na Semana Nacional de EPT do MEC

12/10/2023 12h28


Fonte Governo do Piauí

Os trabalhos desenvolvidos na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), serão apresentados na 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e ocorre entre os dias 16 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

A edição traz o tema “Futuro conectado, Educação Profissional para reconstruir o Brasil” e tem como objetivo divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre a educação profissional e tecnológica. Seminários, mesas redondas, apresentações culturais e mostra tecnológica com apresentação de produtos, protótipos, novas tecnologias, projetos e pesquisas de instituições de educação profissional e tecnológica fazem parte da programação.

A educação piauiense estará presente com a exposição de cinco projetos idealizados pelos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, fazendo parte dos mais de 280 projetos que serão apresentados nos estandes. As escolas com projetos selecionados atendem estudantes nos municípios de Castelo do Piauí, Guaribas, Paulistana e Teresina.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho do Piauí para o desenvolvimento do ensino profissional. “Este trabalho desenvolvido nas escolas estaduais ratifica que investir em Educação Profissional e Técnica é garantir aos nossos estudantes maiores e melhores oportunidades de ingresso no mundo do trabalho”, afirmou.

Conheça os projetos piauienses:

- CETI CÔNEGO CARDOSO (CASTELO DO PIAUÍ): Horta Escolar Orgânica Tecnológica e Sustentável
O projeto foi elaborado objetivando produzir hortaliças para serem inseridas na alimentação da escola. Com construção de reservatório de água vertical, canteiros com sensores de rega inteligente e placa solar, os estudantes articulam conhecimentos de matemática, química e física e conhecimentos básicos de robótica a base de energia solar.

- CETI PAULO FREIRE (GUARIBAS-PI): Plataforma on-line Alfabetização na Idade Certa
O projeto tem o objetivo de criar uma plataforma on-line e mobile (aplicativo) de ensino infantil, voltada para alfabetização de crianças na idade certa. A ideia é auxiliar o ensino infantil com ferramentas mais eficazes e inovadoras, que possam promover a alfabetização de crianças de forma mais rápida, dinâmica e interativa.

- CETI LUCINETE SANTANA DA SILVA (PAULISTANA-PI) : Jornada da Educação profissional
O objetivo é promover os cursos técnicos ofertados pela escola fazendo que os estudantes se familiarizem e consigam entender a importância de cada curso para a profissão que almejam alcançar. A Jornada da Educação Profissional é desenvolvida ao longo de três dias, com realização de práticas, palestras de incentivo à profissão e demonstração de técnicas de aprendizagem de cada curso pelos estudantes.

- CETI CÔNEGO CARDOSO (CASTELO DO PIAUÍ): Circuito Braço Robótico com operação manual por potenciômetro
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar os alunos a um conhecimento mais amplo na área da Robótica. Para a sua realização, foi produzido um braço mecânico, controlado manualmente por potenciômetros e programado por uma placa Arduino, que conduz e processa os códigos de movimento da máquina.

- CEEP JOSÉ PACÍFICO DE MOURA NETO (TERESINA): Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI Lab)
O objetivo principal do NTI Lab é poder incentivar os alunos dos cursos vinculados ao eixo de Tecnologia e Comunicação a colocarem em prática aquilo visto em sala de aula e características exigidas do mercado de trabalho. Os alunos oferecem soluções práticas em serviços de Formatação e instalação de programas de computadores/notebooks, Criação de arte/conteúdo para Instagram e outras Redes sociais, Criação de projetos (sites, podcasts, vídeos, apps, etc.); entre outros.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook