Com terceira etapa da UAPI, Piauí caminha para universalização da oferta de ensino Superior

31/01/2022 13h37


Fonte Governo do Piauí

Por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), o Governo do Estado iniciou a ampliação do acesso ao ensino Superior público, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Mais uma fase desse crescimento foi realizada, no último sábado (29), com a aula inaugural da terceira etapa do projeto, que passa agora a estar presente em 183 municípios.

Em 2021, o programa foi institucionalizado em Lei e foi lançado edital da terceira etapa do programa de expansão do ensino Superior, com a oferta de 3.150 vagas, distribuídas em 63 municípios para o curso de bacharelado em Administração, com foco em empreendedorismo.

A Uapi iniciou ainda em 2017, com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa garantiu mais 60 polos, totalizando 120. Com a terceira etapa em mais 63 polos, a ação chegará a 183 cidades piauienses, sendo o primeiro estado do Brasil em que o ensino superior está presente em todos os 224 municípios, por meio da Uapi, da Universidade Aberta do Brasil (Uab) e das demais Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, universalizando a oferta do Ensino Superior em todo o Piauí.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, considera os investimentos em qualificação como um importante elemento para a inserção no mercado de trabalho. “Os investimentos em qualificação resultam em um dado positivo para o aumento da inserção no mercado de trabalho e, com efeito, do desenvolvimento social e econômico das pessoas e das famílias. Resultado que já vem sendo constatado entre os alunos da Uapi, com exemplos de projetos promissores de empreendedorismo em variados setores espalhados nos 12 territórios de desenvolvimento do estado”, afirma o gestor.
Imagem: DivulgaçãoEm 2021, o programa foi institucionalizado em Lei e foi lançado edital da terceira etapa do programa de expansão do ensino Superior, com a oferta de 3.150 vagas.(Imagem:Divulgação)Em 2021, o programa foi institucionalizado em Lei e foi lançado edital da terceira etapa do programa de expansão do ensino Superior, com a oferta de 3.150 vagas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Superior (Supes), avalia como positivo o andamento da I e II etapas da Uapi e, com base nessa experiência e planejamento do Governo Estadual, conseguiu ampliar para a terceira etapa do projeto.

“Estamos em um processo que vem acontecendo de forma constante e com base em um amplo planejamento do Governo do Piauí. A descentralização de oferta de ensino superior é um ponto importante para o desenvolvimento social e recebe atenção especial do governador Wellington Dias desde o seu primeiro governo. Na superintendência, oferecemos esse suporte percorrendo todo o Piauí, dando celeridade e continuidade a todo esse processo de levar, não só ensino Superior, mas oferta de educação com o máximo de qualidade, por meio do Canal Educação”,
ressalta a superintendente de ensino superior da Seduc, Lourdes Lopes.

Foco no empreendedorismo e potencialidade local

O curso ofertado pela Uapi é de bacharelado em Administração, com foco no empreendedorismo, mas o Governo do Estado já estuda e planeja mais graduações, além da oferta de pós-graduações na modalidade de ensino a distância, oferecendo, assim, as condições de que o profissional continue sua trilha da educação.

“O curso de Administração ofertado pela Uapi vem estimulando populações locais a terem uma nova visão de vida e no empreendedorismo. Temos vários exemplos em cidades que têm algum potencial turístico ou de comércio em que esses alunos conseguiram alavancar seus negócios. Esse resultado ficará ainda mais evidente em agosto de 2022, que é quando as turmas da primeira etapa começarão a colar grau para conclusão do curso”,
observa Lourdes.
Imagem: Roberta AlinneUniversidade Aberta(Imagem:Roberta Alinne)Universidade Aberta

“Os alunos da Uapi, mesmo sem terminar o curso, já conseguem implementar saberes nos seus ofícios e muito deles já impactam financeiramente suas famílias e as localidades em que moram, desenvolvendo ações de empreendedorismo, o reconhecimento da comunidade tem sido um parâmetro de incentivo para que outras pessoas busquem o ensino superior pela Uapi”, ressalta a coordenadora.

Sobre a Uapi

A Universidade Aberta do Piauí foi criada pelo decreto nº 16.933, de 16 de dezembro de 2016, e é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.
Imagem: DivulgaçãoUniversidade Aberta(Imagem:Divulgação)Universidade Aberta

Os municípios que serão polos na terceira etapa de expansão da Uapi são: Acauã, Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Arraial, Barreiras do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Boqueirão, Campo Largo do Piauí, Caracol, Cocal dos Alves, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Geminiano, Guadalupe, Itaueira, Jacobina, Júlio Borges, Jurema, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Hipólito, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Murici dos Portela, Nazária, Pageú do Piauí, Paquetá, Passagem Franca, Pavussú, Paulistana, Pedro Laurentino, Queimada Nova, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santa Luz, Santa Rosa, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São Braz, São Gonçalo do Gurguéia, São João da Canabrava, São João da Varjota, São José do Divino, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Pedro, Sebastião Barros, Sebastião Leal, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Vera Mendes e Wall Ferraz.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: superior, governo, uapi