Com foco no Enem, escola estadual de Jatobá do PI incentiva criatividade de estudantes em Concurso

12/04/2024 19h00


Fonte Governo do Piauí

Com o intuito de contribuir para o bom desempenho dos alunos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criado no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Francisco Luís, em Jatobá do Piauí, o projeto “Concurso de Redação”. A iniciativa é da professora Ana Cleide Oliveira e é uma forma de incentivar os estudantes a dominarem as competências de produção textual, como criticidade, domínio da gramática, entre outras.

A primeira oficina do projeto Concurso de Redação, que aconteceu na quinta-feira (11), teve como objetivo orientar os 64 estudantes da 3ª série do ensino médio a alcançarem as habilidades da Redação exigida no Exame, como informa a professora orientadora Ana Cleide. “O projeto surgiu com o intuito de incentivar as produções textuais e sanar as dificuldades na escrita voltada ao Enem. A competição foi uma forma encontrada para que todos participassem e eles têm respondido à atividade com mais dedicação e entusiasmo”, revelou.
Imagem: DivulgaçãoA primeira oficina do projeto Concurso de Redação, que aconteceu na quinta-feira (11), teve como objetivo orientar os 64 estudantes da 3ª série do ensino médio.(Imagem:Divulgação)A primeira oficina do projeto Concurso de Redação, que aconteceu na quinta-feira (11), teve como objetivo orientar os 64 estudantes da 3ª série do ensino médio.

O texto dissertativo-argumentativo exigido no “Concurso de Redação” segue o padrão observado pelos avaliadores no Enem e com temáticas abordadas nos exames anteriores. Na dinâmica do Concurso, os próprios estudantes sugeriram os temas a serem trabalhados como apostas para a Redação de 2024. “Utilizamos uma caixinha para as sugestões e, na sequência da oficina, foi realizado o sorteio dos temas. Os estudantes produzem os textos e, logo, é feita a correção, seleção e leitura dos melhores, conforme as competências do Exame”, explica Ana Cleide.

Apoiada pela gestão escolar do Ceti Professor Francisco Luís, o projeto “Concurso de Redação” será desenvolvido ao longo do ano com produções semanais e com a entrega de premiações de incentivo, como chocolates, livros paradidáticos, medalhas e certificados.

O projeto realizado pela escola está integrado às ações da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) para fortalecer a preparação dos estudantes piauienses para o Enem e outros vestibulares por meio do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2024.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, estudantes, enem