Colação de grau: entenda como funciona os procedimentos na UESPI

20/10/2021 15h01


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoColação de grau: entenda como funciona os procedimentos na UESPI(Imagem:Divulgação)Colação de grau: entenda como funciona os procedimentos na UESPI

A colação de grau corresponde ao encerramento de um ciclo de lutas e vitórias na vida do estudante. Independente da carreira que o egresso irá seguir, esse é um momento que estará marcado para sempre na vida Na UESPI, existem três modalidades de colação: convencional, em separado e extraordinário. Para essa ocasião manter-se mágica o aluno deve estar atento a todos os procedimentos.

A Colação de grau convencional é a colação tradicional com todos os alunos da turma. Já as modalidade em separado e extraordinária são acatadas somente em caráter de urgência comprobatório. Para solicitar a colação de grau convencional a turma deve estar adimplente com as responsabilidades acadêmicas e ter concluído todas as disciplinas. No início de cada período, o Cerimonial Universitário libera o agendamento das colações de grau na modalidade convencional. É necessário um membro da comissão dirigir-se ao Cerimonial Universitário para realizar o agendamento da colação de grau. Para efeitos de colação de grau, é considerada turma um número superior ou igual a 10 formandos.

Já para a solicitação da Colação em separado, o formando deve preencher o Formulário do Aluno, disponível no site da UESPI, na secção “protocolo”;realizar o pagamento da taxa de colação de grau ( no valor de R$40,00 quarenta reais) e entregar o requerimento juntamente com o comprovante de pagamento para o protocolo acadêmico do seu campus. Em Teresina a solicitação deve ser feita presencialmente no setor de Divisão de Controle Acadêmico (DCAD).

Na Colação extraordinária da mesma forma, a diferença é que junto à solicitação o estudante deve anexar um documento que comprove que ele deve obrigatoriamente realizar a colação com urgência (exemplo: aprovação em concurso; solicitação da empresa em que atua; inscrição em programas de pós-graduação).

No momento, o calendário de agendamentos para colações convencionais já está fechado até o final desse ano. Para colações de grau em separado, o calendário disponibiliza os dias 16 e 30 de novembro e 14 de dezembro.

Egressos destacam a importância do fechamento desse ciclo

“Eu me sinto totalmente realizada. Passa um filme na minha cabeça de toda a minha trajetória. O meu desejo é continuar contribuindo com a UESPI, com meu curso e com a sociedade”, assim descreve Yasmim Cunha, a primeira estudante formada no curso de Bacharelado de Jornalismo. Ela fez parte da primeira turma do curso e, hoje (19), se formou na modalidade colação de grau extraordinária.

A, agora jornalista, se formou na modalidade colação de grau extraordinária devido à sua aprovação em programas de mestrado. “Depois de cinco anos, finalmente formada. Essa é uma conquista não somente minha, mas dos professores do curso que sempre demonstraram empenho para a formação de jornalistas capacitados. A saudade já começar a bater e, quem sabe um dia, eu não possa voltar como professora efetiva!”, conta Yasmin.

A egressa colou grau nessa terça-feira (19)

O egresso do curso de Letras/Espanhol, Lorenzo Rodrigues, realizou a colação de grau em separado e destaca sobre oportunidades e os passos adiante. Segundo ele, a universidade possibilita que o aluno pense bem mais adiante do que somente a graduação, já olhando para o futuro, Lorenzo pontua que os programas de extensão e pesquisa da UESPI abrem muitas portas para a carreira acadêmica.

“Apesar das barreiras impostas pela pandemia, a nossa aproximação com os professores foi essencial para a nossa formação. Hoje estamos nos formando e vislumbrando o futuro direcionado à academia. É uma grande realização”.

Tópicos: curso, cola??o, convencional