Centenário de Paulo Freire: viúva e pesquisadores do DF falam sobre legado e bom humor do educador

19/09/2021 12h55


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMais conhecido pela metodologia educacional adotada no Brasil e no exterior, o pedagogo também é lembrado, por quem o conhece, pelo

Patrono da educação no Brasil, o pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos neste domingo (19). O educador pernambucano morreu em 1997 e deixou um legado de obras com um método educacional que deu oportunidade de alfabetização à população mais pobre, sobretudo, na área rural, usando palavras e expressões do cotidiano.

Mais conhecido pela metodologia educacional adotada no Brasil e no exterior, o pedagogo também é lembrado, por quem o conhece, pelo "bom humor e a garra". A também educadora Ana Maria (Nita) Araújo Freire, de 87 anos, casada com Paulo Freire por quase 10 anos contou ao G1, após um evento online que homenageou o centenário do pedagogo em Brasília, que "ele era em casa como era em público".

"Paulo era um homem muito afável, amoroso, cúmplice e cheio de bom humor. Vivíamos a vida com alegria. Ele era muito humano, com inteireza de caráter e que trabalhava as próprias virtudes", diz Nita.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: paulo, pedagogo, freire