Casal percorre o país em motorhome e inicia reforma de escola no Litoral do Piauí

14/06/2022 10h03


Fonte G1 PI

O sonho de abraçar e mudar o mundo fez com que a psicóloga Ariadne Pereira, de 33 anos, e o arquiteto Valter Strunk, 43, decidissem cruzar o país, a bordo de um motorhome, para realizar ações sociais. Na localidade Canto Comprido, zona rural de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, o casal lidera a reforma de uma escola municipal desativada há oito anos.

Ao g1, a Secretaria de Educação de Cajueiro da Praia informou que ainda irá se posicionar oficialmente sobre a situação.

Naturais de São Paulo e Paraná, respectivamente, Ariadne e Valter se conheceram em um aplicativo de relacionamentos e estão juntos desde 2017. O projeto ‘Arquitetando o Mundo’ surgiu logo no primeiro encontro e visa reformar 12 espaços em 12 estados diferentes, com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Piauí é o sexto destino da dupla.

No estado, o local selecionado é uma escola desativada há oito anos, capaz de beneficiar cerca de 70 famílias. O espaço chegou a receber alunos por três décadas, mas atualmente está com a estrutura danificada, telhas, portas e janelas quebradas e móveis improvisados, funcionando somente para atendimento médico quinzenal.

Crianças da localidade precisam percorrer quase 10 quilômetros para estudar em uma comunidade vizinha.
Imagem: Arquivo Pessoal Casal percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal )Casal percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.

O projeto de reforma, segundo Ariadne e Valter, será construído em etapas, a partir de conversas com moradores da região. Durante o processo, o casal ministra oficinas criativas para ensinar noções básicas de arquitetura, sobretudo para os mais jovens, que aprendem, por exemplo, a elaborar plantas baixas e maquetes, e a diferença entre medida, escala e proporção.

“A gente introduz um pouco de arquitetura, ligada à psicologia. Ensina as crianças a projetar, dá essa ferramenta pra que elas voltem a sonhar e criar, de uma forma diferente, esse prédio que tá esquecido e o tempo tá comendo. A gente procura gerar um pertencimento a esse espaço, porque o pertencimento gera o zelo. Também faz uma mesa redonda com os adultos pra escutar o que eles imaginam”, contou Valter.
Imagem: Arquivo Pessoal Casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal )

“É uma via de mão dupla, a gente não entrega o projeto da nossa cabeça, o que a gente acha bonito ou legal. Quem fala, produz, projeta e realiza é a comunidade. A gente encoraja as pessoas a colocarem a mão na massa e traçarem os sonhos delas com as próprias mãos”,
acrescentou a psicóloga Ariadne.

Para arcar com os custos, o casal buscou apoio da Prefeitura de Cajueiro da Praia, por meio das Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Obras, Infraestrutura e Serviços. A reforma também terá investimento da iniciativa privada.
Imagem: Arquivo Pessoal  Projeto de escola no litoral do Piauí: antes e depois.(Imagem:Arquivo Pessoal ) Projeto de escola no litoral do Piauí: antes e depois.

As obras iniciaram nesta segunda-feira (13) e têm previsão de conclusão para 25 de junho.

“O que a gente faz é quase uma arquitetura de guerrilha. Tem duas empresas que apoiam nosso projeto, só que os valores não são suficientes. A escola deveria tá sob supervisão do Estado, da Prefeitura, então a gente vai atrás desses atores. Eu e o Valter, duas pessoas comuns, estamos conseguindo fazer uma articulação fantástica, modéstia à parte, e é isso que a gente acaba apontando pro poder público. É muito simples, às vezes só falta vontade política”,
destacou Ariadne.

“Em paralelo, a gente tem acionado alguns empresários de Barra Grande e Cajueiro da Praia para olharem pra essa comunidade e verem que ela faz parte do local em que eles estão inseridos. É uma forma de conhecer as pessoas que vivem lá”,
completou.
Imagem: Arquivo Pessoal  Entrega de reforma em escola no litoral do Piauí está prevista para 25 de junho.(Imagem:Arquivo Pessoal ) Entrega de reforma em escola no litoral do Piauí está prevista para 25 de junho.

Segundo a dona de casa Luziane Fernando, a desativação da escola fez com que muitos pais precisassem readaptar suas rotinas. Assim, o retorno das aulas na localidade tornaria o dia-a-dia mais fácil e seguro.

“Se dependesse da gente, não era nem pra tá fechada essa escola, porque era o único patrimônio que a gente tinha. Como temos muita criança, gostaria sim de ter a escola aberta, pra ter mais perto, pra buscar e deixar os filhos da gente”,
disse.
Imagem: Arquivo Pessoal  Casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal ) Casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.

Para a professora aposentada Ambrósia Tavares, a iniciativa de Ariadne e Valter e o envolvimento de toda a comunidade é motivo de orgulho e esperança.

“Fico muito alegre. Estou aqui pra ajudar no que for necessário, dar uma mãozinha no que for preciso”, comentou.

Escolha do Piauí
Imagem: Arquivo Pessoal  Reforma realizada por casal em Couto de Magalhães de Minas, em Minas Gerais.(Imagem: Arquivo Pessoal ) Reforma realizada por casal em Couto de Magalhães de Minas, em Minas Gerais.

A quinta ação social de Ariadne e Valter aconteceu em Anápolis, Goiás. A decisão de seguir para o Piauí surgiu após comentários positivos sobre o estado.

"A gente já estava querendo subir pra região do Nordeste e me veio na cabeça o Litoral do Piauí, porque uma amiga tinha comentado e eu tinha visto na televisão que era bonito o lugar. Entrei em contato com um camping pra perguntar se a gente poderia ficar por lá e descobri que a dona era uma psicóloga da Secretaria de Assistência Social. Então eu brinco que a gente não escolheu Cajueiro da Praia, que a gente foi escolhido",
contou Ariadne.

“O nosso produto final em todos os estados é a reforma, mas engloba mais coisas. Aqui, a gente quer também introduzir o grafite, a arte de rua pra essas crianças. Durante as oficinas, a gente descobriu que elas não sabiam o que é um museu, nunca tiveram esse contato, a gente quer que o prédio se torne um ponto de cultura e arte”,
ressaltou Valter.

A próxima parada, de acordo com o casal, é o estado do Maranhão.

Relacionamento se fortalece na estrada
Imagem: Arquivo Pessoal  Conheça o casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal ) Conheça o casal que percorre o país em motorhome e quer reformar escola no litoral do Piauí.

Quando Ariadne e Valter decidiram botar o pé na estada, o primeiro passo foi vender o apartamento em que moravam em São Paulo, comprar um furgão e montar uma casa itinerante. O espaço de oito metros quadrados, dividido com a cadelinha Xurumela, possui banheiro, cama, TV, geladeira, fogão e armários embutidos.

Em 26 de julho, eles completarão um ano na estrada, com ações já realizadas em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás. Conforme o casal, o estilo de vida é repleto de desafios, novas descobertas e experiências.

“Um dos desafios dessa vida na estrada é olhar pra vida de uma maneira mais flexível. Problemas surgem a todo momento, seja em relação à estrada, à nossa casa, ao nosso carro ou trabalho. A gente tem que lidar com isso de uma maneira muito tranquila pra não sofrer tanto, tem sido um grande aprendizado”.

"Compartilhar o mesmo propósito, é isso que torna nossa relação muito mais forte. Além da gente gostar um do outro, a gente tem um propósito de vida, que é mudar o mundo com nossas próprias mãos. Nossa proposta é mostrar que é só você ter intenção de fazer tudo que tá ao seu alcance. Não precisa ser mudar o mundo de uma forma geral e imensa porque aí não dá mesmo, mas, de pouquinho em pouquinho, todo mundo é capaz",
afirmou a psicóloga Ariadne Pereira.


Tópicos: estado, casal, reforma