Brasil tem 21 universidades em ranking das mil melhores do mundo ? mas nenhuma no top 100

18/08/2022 09h11


Fonte Msn

Imagem: Cecília Bastos/USPUSP é líder entre as instituições brasileiras no ranking recém-publicado.(Imagem:Cecília Bastos/USP)USP é líder entre as instituições brasileiras no ranking recém-publicado.

A empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, divulgou na segunda-feira (15/8) a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022. A seleção traz 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, mas nenhuma delas figura entre as 100 primeiras.

De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são todas públicas.

Vale destacar que o trabalho da Shangai Ranking define a posição exata das primeiras 100 universidades que compõem a lista.

A partir daí, as instituições são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a ordem entre elas — é por isso que as instituições brasileiras estão posicionadas entre 100 a 150 ou 701 a 800, como você confere na tabela a seguir.
Imagem: BBC NewsAs melhores universidades do Brasil, segundo consultoria internacional. Levantamento anual feito pela consultoria Shanghai Ranking coloca 21 instituições brasileiras entre as prime(Imagem:BBC News)As melhores universidades do Brasil, segundo consultoria internacional. Levantamento anual feito pela consultoria Shanghai Ranking coloca 21 instituições brasileiras entre as prime

O grupo das quinze melhores universidades do mundo é composto exclusivamente por centros de ensino e pesquisa localizados nos Estados Unidos e no Reino Unido:
Imagem: BBC NewsAs melhores universidades do mundo. Dos 15 centros de ensino e pesquisa que aparecem no ranking, 13 são dos Estados Unidos e dois ficam no Reino Unido.(Imagem: BBC News)As melhores universidades do mundo. Dos 15 centros de ensino e pesquisa que aparecem no ranking, 13 são dos Estados Unidos e dois ficam no Reino Unido.

Na Europa continental, os centros com a melhor colocação são a Universidade Paris-Saclay (16ª posição), na França, e a ETH Zurich (20ª), na Suíça.

Já na Ásia, as melhores instituições, de acordo com o ranking, são a Universidade de Tóquio (24ª), no Japão, e a Universidade Tsinghua (26ª), na China. Na Oceania, o destaque vai para a Universidade de Melbourne (32ª), na Austrália.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook