Biologia no Enem: professor lista principais assuntos da prova e dá dicas para administrar o tempo

15/10/2022 11h04


Fonte G1 PI

Imagem: Ismália Afonso/Arquivo pessoalAlunos de escola,localizada em Taguatinga,realizam exercícios de matemática utilizando jogos virtuais.(Imagem:Ismália Afonso/Arquivo pessoal)Alunos de escola,localizada em Taguatinga,realizam exercícios de matemática utilizando jogos virtuais.

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes buscam exercícios e resumos para fixar os conteúdos estudados ao longo dos anos. No Ingresso Universitário desta sexta-feira (14), o professor de biologia Francisco Honeidy explica quais as melhores estratégias para ter sucesso.

“Primeira coisa que eu quero dizer pra você é tranquilidade, calma. Você está no caminho certo e vai fazer o seu melhor. E pra você que precisa ainda melhorar um pouquinho mais sua preparação, tenho algumas dicas”, esclareceu.

Foque em questões

Invista na resolução de questões relacionadas à assuntos recorrentes das disciplina, como: ecologia, citologia, fisiologia e biotecnologia. Para o professor, o ideal é rever a teoria apenas em caso de dúvidas.

“São conteúdos recorrentes, que com certeza os elaboradores de itens vão abordar na prova. Nada de ficar lendo muita teoria. Se de repente você encontra uma questão cujo conteúdo parece um pouco estranho, procure um vídeo no YouTube. Não gostou daquele vídeo? Não precisa terminar, pare ali mesmo. Vá pra outro, até que você encontre um que realmente seja adequado à sua necessidade”, comentou o professor Francisco Honeidy.

Busque responder a prova com estratégia

As questões de biologia no Enem são aplicadas no segundo dia, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com física e química. Há ainda o caderno de Matemática e suas Tecnologias. As 90 questões de múltipla-escolha devem ser respondidas em no máximo cinco horas.

De acordo com Francisco Honeidy, é necessário organizar o tempo. Uma boa estratégia, quando se considera a Teoria de Resposta ao Item, a TRI, é optar por responder primeiro as questões de fáceis e intermediárias e, por fim, as difíceis.

TRI é a metodologia utilizada para atribuir valores às questões do Enem. Isto é, os resultados não são obtidos apenas com a quantidade de acertos, mas principalmente pelo desempenho dos candidatos nas questões de diversos níveis.

“Encontrou uma questão que tem uma dificuldade a mais, que precisa de um pouco mais de tempo pro raciocínio, deixe pra depois. Garanta aquelas questões de proficiência mais baixa, que você sabe que as pessoas vão acertar. Não adianta você acertar uma questão de um raciocínio mais elaborado, mais complexo e de repente perder as mais fáceis”,
orientou.

“Depois de garantir as questões mais fáceis, volte para as mais difíceis. Você vai até ter uma bagagem maior, pela leitura, pelo exercício do raciocínio, e vai responder de forma mais rápida”, concluiu.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: enem, prova, teoria