Aulas presenciais no Piauí têm retorno obrigatório previsto para 18 de outubro

14/10/2021 13h42


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoTurmas presenciais obrigatórias da rede estadual iniciam dia 18(Imagem:Reprodução)Turmas presenciais obrigatórias da rede estadual iniciam dia 18

O governo do estado do Piauí informou que as aulas presenciais passam a ser obrigatórias a partir de 18 de outubro, no estado. A maioria das escolas públicas continua com o modelo híbrido. O retorno estava acontecendo de forma opcional às famílias e escolas, desde que o governo havia liberado eventos com até 500 pessoas.

Com a nova determinação, o retorno vale para todas as modalidades e etapas de ensino, iniciando com a 3ª série do Ensino Médio, a partir do dia 18 de outubro.

Rede estadual

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou ao g1 que todas as escolas já estavam funcionando presencialmente, porém ainda no modelo híbrido.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o retorno presencial vem ocorrendo gradativamente nas escolas da rede estadual desde o início do segundo semestre deste ano, respeitando os protocolos de segurança e em diálogo constantes com as famílias, as escolas e os profissionais de educação.

"Aqui no Piauí, temos professores e outros trabalhadores da educação com as duas doses da vacina e mais 130 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes. Com esse cenário, as últimas recomendações do COE e os investimentos que estamos fazendo nos trazem segurança para ampliar o número de estudantes de forma presencial nas escolas", destacou.

A rede estadual possui 227 mil alunos em 658 escolas espalhadas pelo território piauiense.

A frequência presencial obrigatória será exigida segundo cronograma:
  • 18 de outubro 2021 ? a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;
  • 25 de outubro de 2021 - o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • 1ª de novembro de 2021 - 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a partir do dia 1º de novembro de 2021.
A volta presencial às aulas só não será obrigatória aos estudantes que apresentarem um pedido formal que, após análise das escolas, tenha autorização para continuar em atividade remota.

Rede municipal

Na rede municipal de Teresina, o modelo continua híbrido do maternal ao 9º ano do ensino fundamental. Os berçários seguem sem previsão de retorno presencial.

O município também tem um decreto que autoriza as aulas presenciais, porém a Secretaria Municipal ainda avalia o retorno totalmente presencial apenas para o mês de novembro. O número de alunos é de aproximadamente 92 mil em 322 unidades entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Rede particular

Desde o segundo semestre de 2020, os alunos do 3º ano do Ensino Médio das escolas particulares do Piauí retornaram às aulas no modelo híbrido e este ano os outros anos do Ensino Médio e os primeiros anos do Ensino Infantil e Fundamental menor também iniciaram o retorno com esta modalidade.

Em agosto deste ano, a rede particular retomou o modelo presencial no maternal até o 3º ano do ensino fundamental.

“Estamos solicitando o retorno presencial total para os governos. Mas, até o momento, o que conseguimos foi o decreto estadual jogar a responsabilidade para o Município que ainda não se manifestou”, destacou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Piauí (Sinepe), Marcelo Siqueira.

O Ministério Público do Estado, ainda em setembro, notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para que sejam feitas alterações no protocolo sanitário das escolas do Piauí, a fim de permitir o retorno de 100% do ensino presencial das aulas até o 5° ano do ensino fundamental, tanto da rede pública como da rede privada. O retorno ainda não aconteceu.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ensino, retorno, presencial