Aprovados em 1º lugar geral em medicina na Uespi e UFPI afirmam que apoio familiar foi essencial

01/03/2023 09h38


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoMarcos Ryan foi 1º lugar medicina da Uespi e João Eduardo foi 1º lugar medicina UFPI no Sisu 2023.(Imagem:Reprodução)Marcos Ryan foi 1º lugar medicina da Uespi e João Eduardo foi 1º lugar medicina UFPI no Sisu 2023.

“O que mais me inspirou foi o apoio da minha família”,
declarou o estudante Marcos Ryan Monteiro Rabelo, de 20 anos, que foi aprovado em 1º lugar no curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Ao g1, o jovem revelou que ser aprovado no próprio estado também é motivo de felicidade. Atualmente, ele está matriculado no curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde foi admitido há cerca de três meses. O próximo passo, segundo ele, é cancelar a matrícula e permanecer no Piauí.

“Estou muito emocionado. Muito feliz de poder estudar em casa. O que mais me inspirou foi o apoio da minha família. É um momento angustiante, de muito medo e ansiedade, porque você enfrenta muitos concorrentes. Em Tocantins, eram 1.200 concorrente pra seis vagas. Aqui, foram ainda mais”, comentou.

Em 2021, quando fez o Enem pela primeira vez, Marcos Ryan ainda chegou a ser aprovado em 5º lugar no curso de direito na UFPI. Mas o rapaz garante que seu sonho sempre foi a medicina.

“É um dos cursos mais concorridos atualmente, é o que sempre almejei. Então é só gratidão. Muita gratidão. Já comemorei durante a manhã, à noite vou comemorar mais",
concluiu.

Marcos Ryan disse que sua inspiração é sua mãe Gerneide Monteiro que morreu há oito anos e cursava assistência social.

"Um sonho dela que se tornou inspiração para mim e me incentivava por ser meu sonho mesmo",
declarou.

1º Lugar medicina geral UFPI

O estudante João Eduardo Amorim Bastos Moura, de 18 anos, também é um vitorioso e se surpreendeu com o 1º lugar geral em medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele disse saber que passar em uma federal seria difícil.

“É uma emoção indescritível, não esperava que fosse ser aprovado em 1º lugar, estava temeroso, passar medicina em uma federal é muito difícil, eu sabia que seria uma grande conquista, mas ser aprovado em primeiro, é simplesmente incrível, irei comemorar muito hoje”
, afirmou o estudante.

João Eduardo disse que começou a fazer Enem como treineiro ainda 2019 e ao terminar o ensino médio não conseguiu a aprovação que almejava. E em 2022 resolveu fazer sacrifícios e estudar muito.

“No meu primeiro pré(-enem), resolvi estudar mais, assisti todas as aulas e fui a todos os simulados. Aumentei gradativamente a carga horária, e no segundo semestre, já estava ficando até as 22h na escola. Foquei muito em estudar a teoria nas aulas e fazer questões no contraturno”, afirmou.

O aluno que conseguiu uma média de 833,96, maior que a média da UFPI, que foi de 822,26, disse que foi uma rotina desgastante, mas que contou com apoio de familiares e amigos.

“Tive um grande apoio pedagógico e psicológico por parte da escola, e meus amigos e minha família formaram um grupo muito coeso, foi o que me permitiu seguir em frente. Sem eles jamais conseguiria chegar onde cheguei. Medicina é um curso que eu queria bastante, sei que não é nada fácil, então continuarei me esforçando para prosseguir no curso e então realizar o meu sonho”,
finalizou João Eduardo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: medicina, curso, aprovado