Após quatro anos em alta, taxa de conclusão do Ensino Médio no Piauí cai 3,5% em 2021

21/04/2022 10h38


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV TEMTaxa de conclusão do Ensino Médio no Piauí cai em 2021; especialista indica busca ativa de alunos.(Imagem:Reprodução/TV TEM)Taxa de conclusão do Ensino Médio no Piauí cai em 2021; especialista indica busca ativa de alunos.

A educação foi um dos setores que mais sofreram impactos negativos pela pandemia da Covid-19. Durante o período de isolamento social, houveram novos desafios e o agravamento de problemas antigos como, por exemplo, a evasão escolar. No Piauí, a taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos caiu de 68,9% em 2020 para 65,4% em 2021. Os dados do IBGE/Pnad Contínua, compilados pelo Todos Pela Educação, mostram uma queda de 3,5%, após quatro anos consecutivos de crescimento.

A redução do número de estudantes que concluíram o ensino médio durante a pandemia no estado possui diversos motivos como a falta acesso à internet e a dificuldade dos alunos em se adaptar ao ensino remoto. A babá Eleousina Lopes contou ao g1 que ela e o filho, Carlos Henrique de Oliveira, de 16 anos, chegaram a ter crises de ansiedade durante o tempo em que as escolas permaneceram fechadas. O menino se recusava a estudar em casa e queria ir para o colégio.

“Ele e eu tivemos crise de ansiedade. Tentei disfarçar a minha para cuidar dele. Ele chorava e falava querer poder ir ao colégio. Então, tive que me dedicar mais a ele, como assistir a séries e outros programas juntos, jogar bola no quintal, cozinhar juntos comidas diferentes, estudar com ele”, afirmou.

Outro problema foi a falta de recursos didáticos fornecidos pelo poder público. “A escola não disponibilizou nada, nunca me entregaram nem o chip. Tivemos que comprar um notebook para ele poder estudar”, relatou Eleousina.

O filho da babá está no 2º ano do Ensino Médio. Apesar dar aulas presenciais terem sido retomadas em todo o estado neste ano, o início do ano letivo na escola onde o jovem estuda sofreu um atraso porque o teto do colégio precisou ser reformado.

"O que está salvando é o curso técnico. Ele passou para refrigeração no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e as aulas já iniciaram", comentou a mãe de Gabriel.

Para Lucas Hoogerbrugge, líder de Relações Governamentais da organização Todos Pela Educação, o crescimento do índice de conclusão do Ensino Médio de 2019 para 2020 não necessariamente significa que houve uma melhora no primeiro ano da pandemia.

"A pandemia teve um efeito muito nefasto na educação. Quando observamos os números de 2020, muita gente já estava matriculada, e como não houve, necessariamente, um ensino, aulas presenciais, muita gente acabou sendo aprovada de forma contínua, sem passar pelas avaliações",
explicou.

O reflexo da pandemia é sentido em 2021, quando o aumento da evasão escolar é evidenciado. Segundo o especialista, uma das formas de sanar este problema é a busca ativa.

"Esse primeiro reflexo, visto em 2021, também deve se apresentar em 2022, e é por isso que defendemos que os gestores trabalhem fortemente na busca ativa, trazendo esses estudantes de volta à sala de aula, para eles concluírem o ensino médio”
, pontuou Lucas.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ensino, aulas, pandemia