Após julgamento no TCE, professores decidem encerrar greve em Teresina

09/09/2022 12h13


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comApós julgamento no TCE, professores decidem encerrar greve em Teresina.(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)

Os professores da rede municipal de Teresina encerraram a greve nesta quinta-feira (8). O anuncio foi feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sinderm). O movimento teve início no mês de fevereiro deste ano. A categoria exigia o pagamento do reajuste linear de 33,23% do piso nacional para profissionais do magistério.

A decisão em assembleia foi tomada após a categoria acompanhar um julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), que reconheceu a obrigatoriedade do pagamento do piso nacional como determina a Lei Federal 11738/2008.

Segundo o Sinderm, o julgamento em questão envolvia o município de Pavussu e o pleno do Tribunal, por 5 votos a 1, considerou que as prefeituras devem cumprir o que estabelece a legislação federal, obedecendo o reajuste linear de 33,23%.

Ainda de acordo com o Sindicato, a suspensão da greve foi aprovada como medida para abrir negociação com os gestores e iniciar as reposições de conteúdo.

“Uma comissão com representantes do Sindserm e de servidores da base do magistério municipal irá elaborar as propostas que serão apresentadas nos próximos dias”,
disse o Sindicato em nota.

Uma nova assembleia acontecerá no dia 30 de setembro para deliberar sobre as negociações que serão propostas para reposição de conteúdos e cumprimento do reajuste linear.

Ao Cidadeverde.com, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) disse que vai aguardar notificação do TCE e o retorno dos professores às sala de aula.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: sindicato, reajuste, linear