Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde

31/08/2021 15h42


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoAlunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde(Imagem:Divulgação)Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do campus de Floriano lançam uma série de materiais informativos sobre infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes, além de saúde do adolescente, da mulher e do homem adulto.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem e orientadora da ação, Luzinete Rodrigues, a ideia surgiu durante a disciplina de Exames Complementares. Cada grupo ficou responsável por traçar estratégias didáticas e informativas para toda sociedade. “As ações vão contribuir com a comunidade acadêmica, profissionais de saúde e a população. Foram feitas duas cartilhas, um podcast, um vídeo e um artigo científico”, explica.

Veja a seguir os materiais produzidos:

• Hipertensão e diabetes: entenda essas patologias

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, cerca 12 milhões de brasileiros sofrem de diabetes e mais de 38 milhões de hipertensão.

Através de um vídeo, o estudante Igor Borges e as alunas Andressa Fernandes, Kathlen Lima e Mayara Santos, alertam sobre os riscos, formas de prevenção, diagnósticos, classificações, tratamento e demais informações sobre essas patologias. 

• Saúde do adolescente: cuidados e assistência

A cartilha saúde do adolescente, cuidados e assistência conta com informações sobre consulta, imunização, cuidados com a saúde mental, distúrbios alimentares, sexualidade, atendimento ginecológico, cuidado integrado na atenção básica frente às ISTs/HIV/AIDS e Hepatites virais, gravidez na adolescência, afecções urológicas mais frequentes, anemias e infecção urinária.

Imagem: DivulgaçãoAlunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde(Imagem:Divulgação)Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde

Segundo a estudante Cíntia Cabral, a cartilha foi pensada com o intuito de incentivar a criação de políticas públicas voltadas para inserção do adolescente na saúde. “A adolescência é uma fase de descobertas e boa parte dessa faixa etária da população é suscetível a vulnerabilidades psicossociais. Com isso, observamos a necessidade de abordar esse temática, para que a cartilha seja usada como instrumento de ampliação na rede de informações e estratégias dos profissionais de saúde, educando os adolescentes e evitando problemas futuros”, aponta. Também fazem parte do trabalho as alunas Danielly Cunha, Kalyne Mylena, Maísa Almeida, Maria Clara Carvalho.

• Hora da Enfermagem

No primeiro episódio do podcast Hora da Enfermagem, as alunas Edimária Rodrigues, Maiara Maria, Ruanne Bueno, Sarah Cabedo e o aluno Elves Talisson, trouxeram à tona o tema Saúde da Mulher e os Exames Complementares no contexto da atenção básica em saúde. O podcast conta com a entrevista da enfermeira Ticiana Coelho.

• Infecções sexualmente transmissíveis, corrimentos vaginais e exames ginecológicos

A cartilha Infecções sexualmente transmissíveis (IST), corrimentos vaginais e exames ginecológicos, traz questionamos sobre o por quê falar de IST e corrimento, além de noções básicas e aprofundadas sobre as diferenças entre corrimento e secreção, os tipos de corrimento, candidíase, clamídia, gonorreia, tricomoníase, vaginose bacteriana, exames para diagnóstico e outras ISTs.

A cartilha foi produzido por Cindy Laila, Jefferson Alves, Maria Eduarda Lima, Nathália Maria Dias e Vitória Karoline da Silva.

• Saúde do homem adulto: enfermeiro na atenção básica

De acordo com um dos participantes da ação, Samuel Marques, trata-se de um resumo simples com revisão de literatura sobre a saúde do homem adulto, com o objetivo de descrever a atuação do enfermeiro na atenção básica deste público.

“Geralmente, os homens só procuram os serviços de saúde quando estão sintomáticos, com a saúde já comprometida. É fundamental modificar o modelo assistencial centrado na patologia e o enfermeiro tem competência para planejar e executar ações de prevenção e promoção de saúde, assim como melhorias no acolhimento e educação em saúde. Com medidas desse porte podemos aumentar a adesão dos homens aos serviços de saúde”, destaca.

Além de Samuel Marques, fazem parte do estudo as discentes Ellysane da Costa, Gessica Ravanna, Joilda Soares e Marina Vitória Rodrigues.

Livro

Imagem: DivulgaçãoAlunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde(Imagem:Divulgação)Alunos do curso de Enfermagem da Uespi de Floriano produzem informativos sobre saúde
Também com enfoque nas IST’s, professores e aluno da Uespi participaram do livro Costuras em Saúde e Educação: tessituras, saberes e aproximações.

Os docentes e o discente da Uespi, Juan Victor da Silva, escreveram o capítulo Promoção de Saúde em ISTs para a População da Zona Rural e seus Impactos na Qualidade de Vida.

Segundo o aluno Juan Victor da Silva, desenvolver esse trabalho com os docentes foi de extrema importância para sua formação enquanto pesquisador. “Tive a oportunidade de aprender com docentes de grande prestígio na área do Ensino, Pesquisa e Extensão. E como fruto dessa união, tivemos esse trabalho contribuirá bastante para a melhora da qualidade de vida da população da zona rural no tocante à promoção de saúde em ISTs”, ressalta o estudante.

Além de Juan, o capítulo foi escrito pelas professoras da Uespi, Luzinete Rodrigues, Maria Madalena e pelo professor Államy Danilo Moura. Elisabete Agrela também participou da obra.

A versão impressa do livro pode ser adquirida através do site Clubes dos Autores.lançam uma série de materiais. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudante, cartilha, sa?de