Alunos da zona rural de Teresina concluem ano letivo de forma remota

05/12/2020 19h12


Fonte meionorte.com

A vida em uma Capital de estado apresenta realidades adversas como conviver com a violência, o frenesi cotidiano e outras dificuldades comuns aos grandes centros. Mas raramente refletimos sobre a zona rural das cidades, onde seus moradores enfrentam outros tipos de problemas. Para os alunos da Unidade Escolar Areolino Leôncio da Silva, localizada no Povoado Boquinha, em Teresina-PI, essas dificuldades não os fizeram abandonar os estudos, já que receberam todo o material didático da escola e conseguiram concluir o ano letivo pelo ensino remoto.

Gerenciando 103 alunos de Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a diretora da escola, professora Carmina Fernandes, afirma que a parceria com a 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), que cede um carro quizenalmente para entrega do material, foi fundamental para que os estudantes prosseguissem.

Imagem: DivulgaçãoAlunos da zona rural de Teresina concluem ano letivo de forma remota(Imagem:Divulgação)Alunos da zona rural de Teresina concluem ano letivo de forma remota

“Pensando na dificuldade de acesso dos alunos, que moram em diversas comunidades distantes da escola que não são dotadas de infraestrutura de internet e celular, a coordenação pedagógica e os professores elaboram o material didático, que é reproduzido na escola pela equipe de apoio e levado aos alunos nas comunidades. Eles são ouvidos quanto às dúvidas, fazendo o intermédio entre professor e aluno, para minimizar as dificuldades. Essa foi a melhor forma encontrada para ajudar os estudantes a não terem mais prejuízos ou até mesmo perderem o ano letivo”, relata a diretora.

Residente no povoado Porção, Maria das Dores está prestes a concluir o 2° ano do Ensino Médio na escola Areolino Leôncio da Silva e sente-se grata pela alternativa encontrada para possibilitar que ela estudasse.

“Estou fazendo minhas atividades pela internet, mas mesmo assim os professores elaboram o material que é entregue na porta de casa. Também uso meus livros. Passamos essa pandemia tendo tempo para estudar e fizemos o que pudemos. Estou satisfeita e agradecida pelo empenho dos professores e da diretora”, revela a estudante.

Sem sair do povoado Nova Olinda, o jovem Vinícius Silva também está chegando ao final da VII Etapa da Educação de Jovens e Adultos. “Agradeço muito ao professor Antônio, que me entrega pessoalmente as atividades, eu respondo e entrego para ele corrigir”, comemora o aluno. 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, dificuldades, alunos