Alunas do município de Boa Hora conquistam medalhas no Torneio de Física para Meninas

31/10/2023 14h51


Fonte Governo do Piauí

Cinco estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora, se destacaram com a conquista de medalhas de bronze no 1º Torneio de Física para Meninas (TFM). São elas: Anna Livia Paulino Messias, Anny Rafaella Pereira Da Silva, Dhenice Vitória Alves Sá, Iris Lohanny Gomes Saraiva e Maria Rita Paulino Resende. Todas são alunas da 2ª série do Ensino Médio no CETI.

Dhenice Vitória Alves Sá expressa seu sentimento com a conquista alcançada e revela como se preparou para a prova. “A sensação de ganhar essa medalha é quase impossível de descrever, mas sei que estou totalmente feliz e realizada com essa conquista. Tive uma preparação bastante intensa já na primeira fase e intensifiquei ainda mais para a segunda”, conta a aluna.
Imagem: DivulgaçãoO torneio tem por objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na disciplina de Física.(Imagem:Divulgação)O torneio tem por objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na disciplina de Física.

A professora e orientadora das alunas, Edina Rezende, revela que conseguiu inscrever 36 meninas para a primeira fase do torneio e conta que, para a preparação delas, foi criado um grupo de WhatsApp. “As meninas foram preparadas para esse torneio, tanto de forma on-line como presencial. Resolvíamos questões, discutíamos conteúdos no grupo de WhatsApp e eram compartilhadas orientações para a prova. O sentimento é de gratidão pelo empenho das meninas. Elas se saíram muito bem e isso foi muito importante para elas e para a escola”, afirma a professora.

Em sua primeira edição, o TFM é uma competição nacional direcionada para as estudantes mulheres que estão matriculadas no ensino médio de escolas públicas ou privadas de todo o território brasileiro. O torneio tem por objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na disciplina de Física, criando um espaço de olimpíada em que as estudantes brasileiras possam competir e serem premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou o destaque que os estudantes da rede estadual vêm alcançando nas olimpíadas e torneios do conhecimento. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de olimpíadas do conhecimento, torneios, competições esportivas, aprovações para o ensino superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos desses jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudantes, meninas, torneio